quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Igrejas Históricas Parte I. Rio de Janeiro RJ.

   A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, possui várias Igrejas Históricas, sendo Católicas ou Evangélicas. 

Igreja de Santa Rita.


A Igreja de Santa Rita é um templo católico tombado pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico Nacional), em 1938.

   O terreno da igreja foi comprado em 1718, a pedra fundamental foi lançada em 1719 e em 1721 o casal Manoel Nascente Pinto e Antônia Maria doou à mitra a capela-mor, sacristia e consistório, além das alfaias.


Igreja de Santa Luzia. 


   A Igreja de Santa Luzia localiza-se no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Uma das versões sobre a origem pretende que o navegador Fernão de Magalhães, de passagem pela Baía de Guanabara em dezembro de 1519, teria feito uma pequena ermida no local, então à beira-mar, em que teria depositado uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.


   Outra versão, atribuiu sua origem a uma capela erguida por religiosos franciscanos, quando de sua chegada em 1592. Esse templo foi ampliado em 1752.


Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho.


   No bairro da Tijuca, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, entre a Igreja dos Capuchinhos e Basílica de Santa Thereszinha, está localizada a Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho.


    A História da Igreja de São Francisco Xavier se confunde com a formação da própria Tijuca. Em 1565, após a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a região atual do bairro da Tijuca foi ocupada por padres jesuítas que construíram ali sua fazenda e engenho (que ficou conhecido como Engenho Velho).


    A homenagem a São Francisco Xavier é, possivelmente, posterior a 1622, ano de canonização do santo.

Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos.


    O Santuário Basílica Matriz de São Sebastião dos Capuchinhos, é um templo católico localizado na Tijuca, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.


   Originalmente, a Igreja de são Sebastião do Rio de Janeiro, localizava-se no Morro do Castelo, na aérea central da cidade. A histórica igreja, junto outras construções importantes, foram destruídas quando o morro foi demolido.


Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.


   A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é a antiga igreja não romana do país, tendo suas origens no Tratado de Comércio e Navegação firmado em 1810 entre Portugal e Inglaterra e que permitiu à Igreja da Inglaterra estabelecer capelanias na então colônia.


   Em 1890, aportaram no país missionários da Igreja Episcopal dos Estados Unidos para realizar cultos em português e converter os brasileiros.


Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro.


    A igreja foi fundada em 24 de agosto de 1884, tendo entre seus fundadores William Buck Bagby, considerado um dos pioneiros da denominação do Brasil.


    Foi a terceira Igreja Batista organizada no Brasil, numa casa na Rua de Santana. Posteriormente, no início do século XX, foi transferida para o novo templo, na Rua Frei Caneca 525, no Estácio, bairro da região central da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido seu templo inaugurado em 1928 sob, o pastorado do pastor Francisco Fulgêncio Soren.



    O edifício tem em seu frontispício seis colunas que sustentam o telhado da portaria principal.

Igreja Evangélica Brasileira.


    A Igreja Evangélica Brasileira é uma associação cristã evangélica de igrejas. Foi fundada em 11 de setembro de 1879, pelo brasileiro doutor Miguel Vieira Ferreira, um matemático e engenheiro.


   A Igreja foi reconhecida pelo Governo Imperial l, em 12 de setembro do mesmo ano. Na época atraiu membros da classe média e alta do Rio de Janeiro.


   Schaeffer, alemão, estava a serviço de Dom Pedro II e foi o criador da primeira corrente emigratória alemã para o Brasil.

Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


    Apesar do decreto do rei Dom João VI, "que todos os colonos deveriam ser da religião católica, (Georg Anton Schaeffer) introduziu grande maioria de evangélicos luteranos que foram melhor assistidos por seus próprios pastores do que os católicos".



    Georg Anton Schaeffer, alemão, estava a serviço de Dom Pedro II e foi o criador da primeira corrente emigratória alemã para o Brasil.


Igreja de Nossa Senhora da Candelária.


    A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é um templo católico localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro. É um dos principais monumentos religiosos da cidade, palco tradicional de casamentos da sociedade carioca.



    Segundo conta a história semilendária sobre a origem da igreja, nos princípios do século XVII, uma tempestade quase teria feito naufragar um navio chamado "Candelária", no qual viajavam os portugueses Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves. O casal teria feito a promessa de edificar uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Candelária, se escapassem com vida.


Igreja de Santa Cruz dos Militares.




    A Igreja de Santa Cruz dos Militares é uma igreja colonial da cidade do Rio de Janeiro que possui o privilégio de estar agregada à Basílica Vaticana, desde de 1923, pelo Papa Pio XI.




    O local da atual Igreja foi ocupado originalmente por um forte, o Forte de Santa Cruz, Unidade Militar do Exército Colonial Português, construído à beira-mar pelo governador Martim Correia de Sá no início do século XVII.


Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé.


   A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, como popularmente é conhecida, é uma Paróquia da Igreja Católica Romana, localizada na Rua Sete de Setembro, n° 14 com a Rua Primeiro de Março, no Centro Histórico do Rio de Janeiro.


   Foi sede episcopal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro até 1976, quando foi concluída a nova Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, razão pela qual também é referida como Antiga Sé.

   Fontes: www.wikipidia.org Igreja de Santa Rita 
www.wikipidia.org Igreja de Santa Luzia 
www.riomemorias.com.br Paróquia de São Francisco Xavier 
www.wikipidia.org Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos 
www.wikipidia.org Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
www.wikipidia.org Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro 
www.wikipidia.org Igreja Evangélica Brasileira 
www.mensageiroluterano.com.br
www.wikipidia.org Igreja de Nossa Senhora da Candelária 
www.wikipidia.org Igreja de Santa Cruz dos Militares 
www.wikipidia.org Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé 
www.igrejadesaojose.org.br
www.wikipidia.org Igreja Evangélica Fluminense 
www.rioqueorionaove.com
facebook.com
www.vila-isabel.de/tourismus/metodista-port.htm
www.iecdoencantado.com.br/
www.admadureira.com.br
www.ipbotafogo.org.br

14 comentários:

  1. essas eu conheço algumas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Hello, Luiz! Thank you for telling and showing the historical churches!

    ResponderExcluir
  3. Fotos muito bonitas. Deixo o meu elogio pelo excelente trabalho fotográfico.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. Invaluable trabajo de divulgación, amigo Luiz. Perdona por tardar en venir. Siempre aprendo de vocé y sus pormenorizados informes.
    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  5. Luiz, you have published nice pictures of churches. The churches are very nice and elegant!
    My good friend, I speaking on another topic, I heard about the massive fires in Brazil, in the Amazon jungle :( My friend, I’m very sorry. This is terrible news :( I would very much like the fires to stop...

    ResponderExcluir
  6. Conheço algumas dessas igrejas. São icônicas e históricas e vale a pena as conhecer.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Diversidade religiosa, liberdade de crença.
    Cem por cento a favor.

    ResponderExcluir
  8. Your nation is very fortunate that the Catholic Church of Santa Rita has long been listed National Historical Heritage Institute (in 1938). Imagine the beautiful architecture built in 1721 being torn down by commercial interests.

    ResponderExcluir
  9. Me gustan todas ellas aunque las mas antiguas pueden destacar entre esos modernos rascacielos.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.