O Museu da Inconfidência teve sua formulação inicial na decisão do governo Getúlio Vargas em resgatar os despojos dos líderes da Inconfidência Mineira, então sepultados na África, onde haviam sido degradados.
A decisão de criar um museu em Ouro Preto dedicado à Inconfidência Mineira é parte integrante de um movimento mais amplo de construção de uma memória nacional pelo Estado Brasileiro, no qual a preservação de monumentos e objetos do período colonial eram fundamentais.
Para atingir esse objetivo foi criado o órgão federal responsável pela defesa do patrimônio histórico e brasileiro, o IPHAN.
A criação de órgãos especializados e instituições públicas, como o Iphan, Museu da Inconfidência e Museu Imperial, fui uma iniciativa do Estado Novo de concentrar e recuperar o passado brasileiro.
È veramente bello camminare per le stanze di questo museo, accompagnati dalla storia che vibra attraverso gli oggetti in esso xonservati
ResponderExcluirIt's a great museum, Luiz!
ResponderExcluirI love taking my grandchildren to history museums, as long as each exhibit has plenty of explanatory material for them to read.
ResponderExcluirEs bueno sacar a la luz ciertos pasajes de la historia que se intentaron ocultar por ciertas clases gobernantes.
ResponderExcluirSaludos.
Very nice pictures.
ResponderExcluirLuiz, I salute you.
Preciosas imágenes, gracias por compartirlas
ResponderExcluirFeliz año!
Great photos Luiz :-D
ResponderExcluirLindo museo. Te mando un beso.
ResponderExcluirTesouros extraordinários.
ResponderExcluirBfds
Muito interessante. Eu não sabia que os inconfidentes mortos haviam sido sepultados na África.
ResponderExcluirAbraço