domingo, 19 de janeiro de 2025

Diamantina MG.

    Fundada no início do século XVIII, Diamantina teve sua origem ligada à descoberta de diamantes na região, o que impulsionou seu desenvolvimento e a transformou em um importante centro de mineração.









Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

   A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, constitui-se em uma das mais significativas da diamantina, alia arquitetura graciosa e ao mesmo tempo imponente com a delicadeza e o vigor da decoração pictórica e de talha. Foi construída de 1760 a 1765, à custa do Contratador João Fernandes de Souza (1720-1779), responsável por um dos mais famosos contratos com a Coroa Portuguesa para a exploração de diamantes no antigo Arraial do Tijuco.



   A cidade preserva até hoje um conjunto arquitetônico colonial, com casarões, Igrejas e ruas de pedra que refletem seu passado histórico.


Estátua de Juscelino Kubitschek. 



Centro de Atendimento ao Turista. 








   Em reconhecimento à sua importância cultural e histórica, Diamantina foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1999.








Edifício do Fórum de Diamantina. 



Chafariz da Câmara. 


   Localizada na Serra do Espinhaço, Diamantina possui uma geografia marcada por montanhas, vales e rios, oferecendo uma paisagem natural exuberante.











   A cidade tem um clima tropical de altitude, com temperaturas amenas ao longo do ano e um período chuvoso concentrado nos meses do verão. Essas características tornam a região propícia para o ecoturismo e atividades ao ar livre.


Catedral Metropolitana de Diamantina.

   No local em que esta situada a catedral erguia-se a antiga Igreja Matriz de Santo Antônio, construída no século XVIII. Com a criação da Diocese de Diamantina em 1854, a matriz foi elevada à condição de catedral. O templo passou por algumas reformas, porém acabou sendo demolido em 1930. Em seu lugar, foi construída a atual catedral, cujas obras foram concluídas em 1940. O desenho atual do templo é creditado a José Wasth Rodrigues.







Igreja de Nossa Senhora do Amparo.

   A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, é uma das mais antigas da cidade. Igreja Histórica, datada de provavelmente 1728 e construída por negros membros de uma irmandade, é considerada um importante ponto turístico da cidade.




   Antes da chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI, o território que atualmente constitui o estado de Minas Gerais era habitado por grupos indígenas etnicamente diversos.

  Fonte: www.wikipidia.org Diamantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.