A Serra do Cipó é uma formação geológica localizada no estado de Minas Gerais, entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Jabuticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho.
Faz parte da província da Serra do Espinhaço, uma cadeia montanhosa localizada no Planalto Atlântico, estendendo-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia.
Sua história geológica é complexa e datada do período Pré-Cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos.
Além da importância geológica, a Serra do Cipó é considerada um divisor natural das bacias hidrográficas dos rios São Francisco (desagua no Oceano Atlântico, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe) e rio Doce, um dos seus principais afluentes, o rio Santo Antônio, nasce na Serra do Cipó. O rio Doce desagua no Oceano Atlântico, no litoral do estado do Espírito Santo.
A diversidade de vegetação é altíssima, e muitas espécies são encontradas somente ali, são endêmicas.
Are there enough trees to soak up any rain and to keep the wind from blowing away the soil and grass?
ResponderExcluirCom certeza. E a transição de dos biomas brasileiros, Mata Atlântica e Serrado.
ExcluirWonderful photos, those skies are gorgeous too :-D
ResponderExcluirnão conhecia, precisava de mais vegetação. não sei se viu o documentário do salgado. ele pegou uma propriedade do pai e começou a plantar, está uma maravilha. beijos, pedrita
ResponderExcluirSó que o bioma ali é diferente. Não é o mesmo do Vale do Rio Doce.
ExcluirSalgado reflorestou uma área da cidade de Aimorés, divisa com o estado do Espírito Santo, no Vale do Rio Doce. Bioma totalmente diferente da Serra do Cipó é Serra do Espinhaço.
ExcluirVeramente un posto meraviglioso!!!
ResponderExcluirPer fortuna che avete deciso di proteggerlo facendone un parco nazionale
Mooi groot gebied en mooie fotos. Ben je ook al in het Nationaal Park geweest of er langs gereden met de auto ?
ResponderExcluirEstava dentro do ônibus. Tirei fotos. Falarei sobre isso na próxima postagem.
ExcluirOlá Luiz, meu filho está me enviando fotos e vídeos do Rio de Janeiro que me deixam sem fôlego. É uma cidade incrível, linda e maravilhosa. Ele tem se encantado com as maravilhas naturais e artísticas. Ele visitou museus e bibliotecas, subiu no Cristo Redentor (uma das maravilhas do mundo). Em resumo, uma viagem da qual ele sem dúvida se lembrará. Em três dias ele estará de volta em casa e me contará como foi. Graças a você. Boa tarde :)
ResponderExcluirsinforosa
Estas fotos me trouxeram uma lembrança muito remota, já perdida nas brumas da memória, que foi um passeio feito com os meus pais pela região da fazenda de um tio.
ResponderExcluirAbraço
Luiz, my good friend beautiful photos of boundless nature.
ResponderExcluirI salute you warm and rainy Poland!
Bueno noche querido amigo, I hope it for you you can go in the parc by car. Greets.
ResponderExcluirWhat an incredible place. The views are so memorable!
ResponderExcluirthe creation of beauty is art.
Por los biotipos que nos comentas al final que de pueden ver en este parque creo que comenzaste con la zona de sabana en especial. Aun así me ha gustado el paisaje que nos muestras.
ResponderExcluirA juzgar por alguna de tus fotos en especial de las primeras creo que la naturaleza intenta reconquistar el terreno sustraído, lo digo por la hierba del acerado.
Lo que parece también nos podemos encontrar es algún "cavernícola" con espray que se dedica a pintar los paneles informativos.
Saludos.
Infelizmente, tenho que concordar, com a falta de educação de algum "homem das cavernas" usando spray, para estragar os painéis informativos.
ExcluirWOW beautiful photos and views.
ResponderExcluirEs un lugar muy lindo. Te mando un beso.
ResponderExcluirQuerido amigo, un post hermoso con bellas fotografías, es lindo preservar lugares así tan bellos.
ResponderExcluirTe dejo todo mi cariño y besos