Uma bandeira seguiu para o sul, sendo que Gaspar Ponce de León, Gaspar Soares e Manuel Correia de Paiva chefiavam-na. Descobriram Itapanhoacanga. Em Tupi-guarani "Pedra ou Serra da Cabeça Preta". Um nome que dá para "enrolar" a língua.
Lutando contra toda sorte de dificuldades, atravessando montanhas escapadas, fugindo a encontro com povos indígenas (povos originários), afinal, encontraram ouro em abundância.
A eles outros se seguiram, e, em pouco tempo, formaram o arraial de Córregos, distrito mais antigo que a própria cidade de Conceição do Mato Dentro.
O povoado de Nossa Senhora da Conceição de Córregos foi fundado por bandeirantes no início do século XVIII, sendo assim, alguns anos mais antigo, que a própria sede do município de Conceição do Mato Dentro.
Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
A capela foi construída pelos escravos e pretos forros, os quais foram proibidos de entrar na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, após incidente durante a visita pastoral do bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei Antônio de Guadalupe, em 1727. As obras tiveram início em 28 de março de 1728, mas nada se sabe sobre a autoria do projeto. Foi inaugurada em 1730, ainda sem ornamentação.
A localidade se situa num vale, onde seu casario, distribuído por pequena praça e duas ruas, forma um conjunto harmonioso, que guarda o estilo colonial.
Pela Carta Régia de 16 de fevereiro de 1724, foi a povoação elevada a freguesia com o nome de Conceição do Mato Dentro, verificando-se, posteriormente, por alvará de 16 de janeiro de 1750, a criação do distrito, na Vila do Príncipe do Serro Frio (atual Serro).
Fonte: www.wikipidia.org Conceição do Mato Dentro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.