sábado, 19 de julho de 2025

Vidas em Cordel. São Paulo SP.

    "A exposição Vidas em Cordel apresenta um cordão de histórias, mostrando um Brasil diverso, caleidoscópio, com suas mazelas e injustiças, mas também como suas belezas e encantos. Um verdadeiro tributo à coragem e resiliência dessas pessoas". (Marco Haurélio, curador)











   Histórias de vidas contadas no formato da literatura de cordel são os destaques da mostra temporária no Museu da Lingua Portuguesa, montada no Pátio B da instituição.











   Baseada em narrativas individuais de pessoas comuns e personalidades como obras literárias, ao mesmo tempo épicas e cotidianas, a mostra é correalizada pelo Museu da Pessoa e tem curadoria do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora Lucélia Borges.











   São narrativas inspiradas nos depoimentos de personalidades ímpares, que desenvolveram trabalhos de grandes impactos na região da Luz, no Centro Histórico da capital paulista, onde o Museu da Língua Portuguesa está localizado.











   A exposição chega à São Paulo depois de passar por Pernambuco (Santa Cruz), Bahia (Salvador, São José do Paiaiá, Mucugê e Feira de Santana) e Minas Gerais (Paracatu).











   Para Lucas Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa, Vidas em Cordel explora o que há de único e coletivo, banal e extraordinário na vida de cada um de nós.

   Fonte: Museu da Lingua portuguesa

4 comentários:

  1. Luiz, my good friend, I think this is an interesting exhibition.
    Luiz, I salute you and I wish you a good Sunday!

    ResponderExcluir
  2. Oiii, Linda esta exposição! Deve haver vidas fantásticas contadas em cordel! Muito interessante!
    Bom fim de semana, meu caro amigo Luiz!

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.