quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Museu da Justiça Parte V. Rio de Janeiro RJ.

    Assim como o Palácio da Justiça, o Tiradentes foi inaugurado em 1926, dentro do projeto de modernização da capital, que incluiu a abertura da Avenida Rio Branco e a construção do prédio da Biblioteca Nacional e do Theatro Municipal.












   Com o advento da Proclamação da República, em 1891 foi criada a Corte de Apelação do Distrito Federal, mais alta estância de poder da época.












   O órgão funcionou na antiga residência do Conde da Barca, na Rua do Passeio, e depois num casarão da Rua Luis de Camões, até ser inaugurado o Palácio da Justiça do Distrito Federal, em 6 de novembro de 1926.












   Com obras que levaram quatro anos, o Palácio da Justiça é resultado de um projeto de arquitetura eclética de inspiração neorrenascentista italiana, assinada pelos arquitetos Gabriel Fernandes e Fernando de Nereu Sampaio, e executado pelo engenheiro Leopoldo de Melo Cunha Filho.

   Fonte: https://multi.rio/index.php/familia/14030-pal%C3%A1cio-da-justi%C3%A7a-guarda-rela%C3%A7%C3%A3o-antiga-com-o-teatro

9 comentários:

  1. Que viagem encantadora pelo Museu da Justiça! ✨ As tuas descrições fazem-nos sentir dentro do lugar, observando cada detalhe com admiração. Adoro como consegues unir história e emoção, revelando o encanto do Rio através do teu olhar. 🌿📸

    Com carinho, Daniela Silva 💜
    alma-leveblog.blogspot.com
    Convido-te a visitar o meu cantinho também 🌸

    ResponderExcluir
  2. Un buen recorrido por la historia de Brasil guardan esas paredes.
    Supongo que la bandera que cubre esos sarcófagos de la primera foto es la imperial de Brasil ya que me parece ver una corona.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  3. Luiz, your posts are interesting, and I'd like to go to Brazil someday.
    Luiz, I wish you a pleasant and joyful Thursday!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luis,
    Respondendo comentário de outubro:
    Então... Platão já dizia que a pior coisa que podería
    acontecer em uma sociedade é o homem perder a Fé no
    próprio homem. Tem artístas da velha guarda que já
    cantavam como que certas coisas chegavam. Mas falar sobre
    esses assuntos é trazer a história do Brasil, k.
    Resumindo... é tudo muito triste, avassalador; mas uma coisa é certo... em todos os níveis da vida... por mais difícil que as coisas sejam... "temos a escolha de decidir, não participar, não fazer, não apoiar, olha a lista pode ficar infinita... mas sería muito leviano de minha parte achar que as coisas sejam tão fáceis e simples assim não é não, mas isso é outra história foquemos nos seus belos posts.
    Mas... mudando de assunto, amo história! queria conhecer este museu; deve ser muito legal.
    Continuação de uma boa semana na medida do que pode ser...

    ResponderExcluir
  5. luiz.
    Se puder vá até o meu blog, HUMOR EM TEXTOS, e aumente o volume!!!
    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esses detalhes sobre o Museu, nem essas belas imagens! Obrigado, amigo; meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  7. Luiz, hermoso recorrido por ese bello museo, encantador
    Las imágenes y la reseña que nos dejas.
    Maravilloso
    Que pases un hermoso día
    Besos Luiz

    ResponderExcluir
  8. Interessante como esse tribunal foi mudando de sede, ao longo do tempo, até chegar ao palácio. Mais recentemente se transformou num museu.

    Abraço

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.