Algumas das primeiras caricaturas são encontradas nas obras de Leonardo da Vinci, que procurava pessoas com deformidades para usar como modelos.
O objetivo era oferecer uma impressão do original que fosse mais impactante do que um retrato.
A caricatura tornou-se popular nos circulos aristocráticos europeus, nomeadamente através das obras do artista rococó italiano Pier Leone Ghezzi. Retratos caricaturais eram compartilhados por para avaliação mútua.
E a moda se reserva para a Grã-Bretanha por meio de visitantes que retornavam do Grand Tour; A maior liberdade de imprensa na Inglaterra permitiu seu uso em sátiras, políticas mordazes e impulsionou seu desenvolvimento como uma forma por si só.
Embora o primeiro livro sobre desenho de caricaturas a ser publicado na Inglaterra tenha sido A Book of Caricaturas de Mary Darly (1762), as primeiras norte-americanas foram desenhadas em 1759 durante uma batalha em Quebec.


















































Una serie de antología, amigo Luis.
ResponderExcluirAbrazo admirado até vocé.
Luiz, I wish you a good evening and a happy weekend!
ResponderExcluirmuito legal, eu tenho um livro do henfil. beijos, pedrita
ResponderExcluirGreat caricature art! Thanks for sharing.
ResponderExcluirOi, Luiz,
ResponderExcluirEu desconhecia que Leonardo da Vinci havia feito caricaturas, gostei de saber.
Abraço
Lamento muito a morte de Jaguaribe/Jaguar. Parece que ele agora faz parte do acervo de museus, assim como Henfil e Ziraldo, seus parceiros de Pasquim.
ResponderExcluirNova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Geniales caricaturas. Te mando un beso.
ResponderExcluirA very beautiful post. I didn't know that about da vinci looking for people with deformities for his sketches.
ResponderExcluirHello, Luiz! It is nteresting that there is even a caricature museum in Brazil!
ResponderExcluirTodos aquellos artistas que realizan caricatura saben sacar con unos trazos aquello que por lo general es la parte negativa de la persona o personas que dibuja.
ResponderExcluirSaludos.
Encantada de conocer este museo. Besos.
ResponderExcluir