quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Mata Viva Parte II. Rio de Janeiro RJ.

    A exposição Mata Viva é um mergulho sensorial na natureza e artesanato de várias regiões do país.






   Essa será a experiência vivida pelo visitante durante a exposição no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) e com entrada grátis.






   Estão em exibição 260 peças artesanais criadas com materiais dos biomas brasileiros: da Amazônia a Mata Atlântica, do Pantanal e Cerrado à Caatinga e o Pampa.






   Mata Viva é uma das maiores mostras de artesanato já montada no CRAB, com um amplo retrato do Brasil feito à mão.






   Na última sala, o visitante ainda verá um grande mapa do país com bordados feitos por bordadeiras que moram na comunidade do Morro da Providência, no Centro do Rio de Janeiro.






   Na última sala, o visitante ainda verá um grande mapa do país com bordados feitos por bordadeiras que moram na comunidade do Morro da Providência, no Centro do Rio de Janeiro.






   Em oito galerias, madeiras de árvores, palhas, sementes e argila estão expostas junto ao trabalho de 65 grandes artesãos brasileiros.






   Entre as peças, destacam-se trabalhos dos mestres e artesãos Antônio de Dedé (Alagoas), Antônio Julião (Minas Gerais), Artur Pereira (Minas Gerais), Chico da Tabibuia (Rio de Janeiro), Conceição dos Bugres (Mato Grosso do Sul) GTO (Minas Gerais), José Alcântara (Amazonas), Zé Bezerra (Pernambuco), Mestre Petrônio (Alagoas), Véio (Sergipe), Zé do Chalé (Sergipe) e Lafaete Rocha (Paraná).

   Fonte: https://crab.sebrae.com.br/programacao/mata-viva/

7 comentários:

  1. Ssempre tantos e tão lindos recantos por aqui no seu blog🙂

    ResponderExcluir
  2. Lindas miniaturas, me ha encantado el vídeo del niño👍
    🫂🤗♥️

    ResponderExcluir
  3. Mooie tentoonstelling. groetjes vanuit Nederland

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigada por compartilhar tamanha beleza e cultura. Lindas fotos. Gostaria de ver pessoalmente.
    Passa lá no Pensar com Leveza tem postagem nova e gostaria de saber sua opinião. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Bastante singular esta exposición, desde la esquina de la artesanía, una artesanía que por la forma como atrapa el Brasil desde sus bióticas, sus gentes, su pñreocupación ambienta, y sus quehaceres se hace más que relevante, necesaria. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  6. Hi Luiz :)
    A truly interesting exhibition.
    Luiz, while reading your blog, I noticed that there are many places and exhibitions in Brazil that you can see and visit for free. That's a very good idea!
    My good friend, I send you greetings!

    ResponderExcluir
  7. Ué, eu achava que já havia comentado neste post. Havia falado dos artesãos e das bordadeiras, rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.