A exposição: Eu chorei rios: arte dos povos originários da América, sob a curadoria de Paulo Herkenhoff e Glicéria Tupinambá, é a oitava mostra da FGV Arte.
Inaugurada em setembro de 2023 na sede da Fundação Getúlio Vargas, a área vem se consolidando com exposições, mediações educativas, cursos acadêmicos interdisciplinares, publicações e diálogos com as comunidades interna e externa à instituição.
Nomeada em homenagem à obra da artista Keyla Sobral, eu chorei rios traz um diálogo com a exposição anterior l, Adiar o fim do mundo, que contou com a curadoria de Herkenhoff e Krenak.
Ao deslocar o centro da problemática do antroceno para as diferentes cosmovisões indígenas, a mostra ressalta as tensões entre continuidade cultural e transformação.
Assim, evidência o risco que os saberes originários da América encontram diante da imposição de uma concepção unilateral - com consequências concretas como a invasão territorial, neoextrativismo, o desmantelamento das demarcações e o apagamento das línguas e culturas.



















































Hola, Luiz.
ResponderExcluirDe nuevo por aquí paso a saludarte.
Qué interesantes y curiosas las tradiciones de estos pueblos.
Un abrazo fuerte y feliz día.
muito bonito. beijos, pedrita
ResponderExcluirGracias por traernos estos reportajes de esta exposición en que se puede ver el arte de las culturas aborígenes de Brasil y fotos de su forma de vida. Aunque quizás se debía no dejar en el olvido algo mas que eso.
ResponderExcluirSaludos.
Luiz, I was interested in this dragon sculpture (I think it is a dragon...) in several photos.
ResponderExcluirGrazie ancora per questa bella passeggiata in mezzo a tante meraviglie dell' uomo
ResponderExcluirI cestini mi piacciono molto
I love those humongous serpents on the plaza. Wow! This is a huge venue, indeed. Blessings, Luiz!
ResponderExcluirFascinating exhibition, Luiz!
ResponderExcluirThis exhibit is extraordinary. The baskets are my favorites. Simply beautiful. Have a nice day today.
ResponderExcluirTemos que dar valor à cultura dos povos originários; eles fazem parte de nós e do país! Adorei os cestos! Um abraço!
ResponderExcluirIncrível essa exposição.
ResponderExcluirUm abraço
Pelo jeito, há muita coisa pra ver e a refletir nessa exposição!
ResponderExcluirAbraço
Me gustaron las pinturas. Te mando un beso.
ResponderExcluirAre exhibitions , interdisciplinary academic courses and publications enough in the long term?
ResponderExcluirThank you for telling us about the exhibition "I Cried Over Rivers".
ResponderExcluirAs raízes de um povo não se podem perder, tanto fisicamente como da memória dos seus descendentes.
ResponderExcluirMuito bom, gostei de ver as suas fotos.
Boa semana caro Luiz.
Um abraço.
Tenemos tanto en común que a veces olvido que todos somos parte de un mismo continente.
ResponderExcluirGracias por compartir.
Un beso
Belas obras.
ResponderExcluirLuiz uma maravilhosa exposição, é importante conhecer um pouco da arte dos povos originários, desejo uma ótima semana abraços.
ResponderExcluirMe ha gustado mucho descubrir poco a poco una exposición con tanta fuerza, memoria y sensibilidad. Las obras dejan una profunda impresión y transmiten mensajes que invitan a reflexionar incluso después de terminar el recorrido.
ResponderExcluirSaludos
- Algumas dessas peças, certeza, teria em casa. Acho lindo demais!
ResponderExcluirAbraço, boa semana
ResponderExcluirTodo me gusta Luis, las exposiciones preciosas. Besos.
ResponderExcluir