quarta-feira, 22 de junho de 2022

Belo Horizonte MG. Parte II.

Belo Horizonte é um município brasileiro e capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2021 era de 2.530.701 habitantes, sendo o sexto município mais populoso do país, o terceiro da Região Sudeste e primeiro do seu estado.






Com uma área de aproximadamente 331 km², possui uma geografia diversificada, como morros e baixadas. Com uma distância de 716 quilômetros de Brasília, é a segunda capital de estado mais próxima da capital federal, depois de Goiânia.






Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das idéias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país.






Sofreu inesperado crescimento populacional acelerado, chegando a mais de um milhão de habitantes com quase setenta anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, houve também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista, notadamente as casas do bairro Cidade Jardim, que ajudaram a definir a fisionomia da cidade.






A capital mineira é sede da terceira concentração urbana mais populosa do país. Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45.ª entre as 100 melhores cidades do mundo (dados 2008).






Em 2010, a cidade gerou 1,4% do PIB do país, e, em 2013, era o quarto maior PIB entre os municípios brasileiros, responsável por 1,53% do total das riquezas produzidas no país.






Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é a classificação da revista América Economía, na qual, já em 2009, Belo Horizonte aparecia como uma das dez melhores cidades latino-americanas para fazer negócios, segunda do Brasil (atrás de São Paulo)e à frente de cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

Fonte: www.wikipedia.org Belo Horizonte

15 comentários:

  1. Luiz your photos are stunning photos! Belo Horizonte is wonderful! My good friend I wish you a good Friday!

    ResponderExcluir
  2. Cidade Jardim?... En verdad la bella Belo Horizonte me evoca una ciudad ajardinada. Invento el término para tan esplendida ciudad!!

    Abrazo ate lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Bellas imagenes genial lugar. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Marquesina muy linda en ese espacio tranquilo.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  5. A Ilha dos Amores é um belíssimo trecho dos Lusíadas

    ResponderExcluir
  6. Apreciei bastante a sua reportagem.
    O parque é lindo, amigo Luiz.
    Agradeço a informação.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  7. Siempre me gustaron mucho los kioskos y en España también los hay en muchos pueblos.Saludos

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo carinho e comentário. Belo Horizonte é maravilhosa. Tem muitos lugares que eu ainda quero conhecer.

    ResponderExcluir
  9. ¡Me alegra estar de vuelta por aqui!
    bonitas fotos :D

    ResponderExcluir
  10. És un parc molt bonic, amb moltes plantes florides o no i aquesta estructura tant original... Que la calo et deixi fer bones passejades.
    Petons Luiz.

    ResponderExcluir
  11. There is so much beauty there. I love the flowers.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Luiz.

    Este post tem muitos dados interessantes. Entre outros, eu não sabia que BH havia sido considerada a cidade com melhor qualidade de vida na América Latina. Muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Se ve todo precioso, me encantaría conocerla. Besos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.