quinta-feira, 23 de junho de 2022

Belo Horizonte MG. Parte III Final.

O reconhecimento da presença dos povos originários na região foi observado pelo padre João Aspicuelta Navarro, em 1555, por meio de uma carta que este redigiu sobre os nativos nos campos e nas florestas.






A população originaria que habitou o atual estado de Minas Gerais está relacionada com o tronco linguístico macro-jê, os povos conhecidos como tapuias, alcunha conhecida pelos seus inimigos tupis.






As ocupações indígenas no território mineiro, nos séculos XVI e XVII foram esparsas e comunidades com a mesma identificação ocupavam áreas distintas, Os povos que viveram mais próximos da atual cidade de Belo Horizonte foram os cataguás, goianás, guarachués e botocudos.






Os cataguás ou cataguases eram tapuias, e foram um povo extremamente relevante para Minas Gerais, que marcavam presença no território desde o início do período colonial, visto que o estado era conhecido como Campos Gerais dos Cataguases e Minas Gerais dos Cataguases.






A cerca da população dos goianás e guarachués não há muita informação escrita, pois foram menos documentados pelas fontes portuguesas e nacionais e sofreram a descontinuidade de seus saberes ancestrais, dado seu extermínio. Os goianás viviam nas áreas da comarca do Rio das Velhas, mais especificamente próximos ao rio.






Por serem mais pacíficos e acessíveis ao convívio com o homem branco, lutaram ao lado dos bandeirantes nas batalhas travadas em Minas no século XVIII. Os guarachués habitavam a região da comarca de Vila Rica e foram vítimas dos bandeirantes na busca pelo ouro, O termos significa guará vagaroso, pois estes andavam com os lobos guará.






Os botocudos pertenciam ao tronco linguístico macro-jê e o nome se deve aos ornamentos que utilizavam no lábio e nas orelhas com rodelas, os botoques, uma designação pejorativa e generalizada de povos tão distintos. Outras denominações são boruns, aimorés e bugres. A presença desses grupos é relatada desde o seculo XVI até o XX por fontes históricas primárias, com designações variadas.

Fonte: www.wikipedia.org Belo Horizonte 

24 comentários:

  1. esse parque é lindo. saudade de belo horizonte. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Conheço Belo Horizonte. Adoro essa cidade. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. What a beautiful park, it would be great to walk through it. Enjoy your day, Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Muy bonito lugar, sin duda. Que disfrutaras mucho

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  5. Uma bela lição de história! Este lugar é muito bonito!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  6. Luiz I thank you for next important information about Brazil. I regret that in Poland more is not said about your homeland :(

    ResponderExcluir
  7. Las culturas aborígenes, regularmente, han sido diezmadas, por eso traerlas a la memoria es importante para afirmar la odentidad. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  8. Magnífica entrada, amigo Luiz, con la sorpresiva presencia en ese parque de Niké, la Victoria de Samotracia. Qué maravilla. Algún día iré a verla y disfrutarla personalmente...

    Abrazo muito agradecido.

    ResponderExcluir
  9. Me gustaron los videos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de ler, ver e saber.
    Agradeço tanta informação bem elaborada e interessante.
    Dias bons, estimado amigo Luiz.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  11. Отличные скульптуры в этом парке!

    ResponderExcluir
  12. A maldição das riquezas naturais.
    Que ainda hoje existe.
    Bfds

    ResponderExcluir
  13. The stand in the middle of the lake looks wonderful. I love the columns.

    ResponderExcluir
  14. Esperado (já que as populações originárias estavam aí antes da chegada dos povos chamados de 'civilizadores), mas ainda assim interessante o entrelaçamento da história de BH com a presença dos povos nativos.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Maravilloso lugar, me han impresionado mucho los bustos.Saludos

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, Luiz!

    Embora esteja relativamente próximo, faz tempo que não vou à Belo Horizonte. Morei lá quando era estudante. Gostei de relembrar através daqui.

    Então, uma matéria sobre Itaúna será legal. És bem vindo.

    Bom fim de semana.

    Abraço.

    Renata

    ResponderExcluir
  17. In my blog, articles related to are mainly written, and they are usually.
    ភ្នាល់បាល់

    ResponderExcluir
  18. Sempre que vou à BH, não deixo de ir nesse lugar maravilhoso. Recomendo totalmente.

    ResponderExcluir
  19. Muy interesante todo lo que nos cuentas Luiz. Besos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.