segunda-feira, 20 de junho de 2022

Lagoa Santa MG. Parte II Final.

Castel Blanco entrou em confronto com Manuel da Borba Gato que com a morte de Fernão Dias seu sogro, se viu detentor de seus poderes e não estava disposto a se subjugar ao mesmo, visto por ele como um usurpador das conquistas obtidas pela bandeira de Fernão Dias.






A ocupação da região de Lagoa santa próxima a lagoa natural chamada "Lagoa Santa" se dá por volta de 1733, quando Felipe Rodrigues se estabelece em seu entorno, erguendo ali um pequeno engenho para a produção de aguardente. 



Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.




Foi Felipe Rodrigues o primeiro a citar os poderes curativos da água da lagoa, relatando ao Frei Antônio de Miranda, de Sabará, que ao lavar os eczemas de sua perna, sentiu-se aliviado e suas dores e obteve a cicatrização de suas feridas.





Igreja de Nossa Senhora da Saúde.


Até 1749 não se tem notícias de povoamento ostensivo, o que se altera a partir dessa data com os relatos das mais diversas curas operadas pelas águas da Lagoa, registrados por João Cardoso de Miranda, em seu opusculo "Prodigiosa Lagoa Descoberta nas Congonhas das Minas de Sabará, que tem curado várias pessoas dos achaques que nessa relação se expõe", de 1749.






A fama das curas operadas pelas águas da Lagoa Santa, cruzou o Oceano Atlântico  chegando a capital portuguesa, Lisboa, onde sua comercialização em barris chegou a ocorrer, sendo posteriormente contestada pelo rei, em vista dos prejuízos decorrentes da disputa comercial com as águas de Caldas.






A partir de 1749 com a chegada à Lagoa Santa de novos habitantes atraídos pela esperança de cura, surgiu à necessidade de ser erguer uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, cuja provisão foi obtida em 2 de maio de 1749. Desde então a cidade de Lagoa Santa se desenvolve em torno da Lagoa Santa e seus mitos.






Entre 1835 e 1834, o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund e seu assistente e ilustrador, P. Andreas Brandt, vistaram mais de 800 cavernas, identificando material paleontológico em pelo menos 70 delas, em seis das quais também encontraram remanescentes esqueletais humanos. A partir desses achados foram identificados mais de 100 gêneros e 149 espécies de animais, sendo 19 gêneros e 32 espécies extintas, como fósseis de uma preguiça gigante, (Carte, 1994). 


Luzia. Fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul. 


Infelizmente esses fósseis foram levados do Brasil para o Museu Zoológico de Copenhague, um tesouro arqueológico retirado das terras brasileiras de Lagoa Santa, Peter Lund (1801-1880) é considerado o pai da "paleontologia brasileira". A criação do município de Lagoa Santa foi em 17 de dezembro de 1938, sendo desmembrado do município de Santa Luzia do Rio das Velhas, atual Santa Luzia.

Fonte: www.wikipedia.org Lagoa Santa


23 comentários:

  1. Qué interesante. Antropología entre tanta belleza.

    Un abrazo, y feliz semana

    ResponderExcluir
  2. Interesting history, lovely photos and beautiful churches. Thanks Luiz and have a great day.

    ResponderExcluir
  3. Entretenido recorrido virtual por lugares preciosos.Saludos

    ResponderExcluir
  4. Essa lagoa é muito bonita. Mas a reconstrução daquele animal peludo e gigante que é o ancestral da preguiça me chamou a atenção... nossa

    ResponderExcluir
  5. Lindo lugar. Como está frio no Rio, imagino que esta água está geladíssima! Obrigada pela visita. Boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Gran tarea desarrollas, amigo Luiz, divulgar tu país inagotable de historias (desconocidas hasta hoy para mí) y paisajes...

    Abrazo máis que grande.

    ResponderExcluir
  7. Gostei das belas fotos e de ler a história destes municípios.
    Obrigada, amigo Luís.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  8. Interessante museu e toda história nele contida .

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Luiz por partilhar a história desta lagoa santa!
    Boa semana!

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  10. Hi Luiz! You wrote very interesting things. And beautiful pictures. Luiz you showed the church. I will tell you that a priest I know was a missionary in Brazil for many years. In my city yesterday there was also a priest from Bolivia. Luiz my good friend I send you greetings!

    ResponderExcluir
  11. Hola Luis !!muy ilustrativo e interesante todo lo que nos comentas en esta entrada, sobre todo lo relacionado con las creencias de las personas en el poder curativo del agua del lugar y el impulso que tuvo el mismo debido a ello. Tambien a los hallazgos que dieron origen a paseos turisticos tan interesantes basados en la historia de este maravilloso lugar. Un abrazo grande y bonita noche de lunes

    ResponderExcluir
  12. É um lindo lugar pra conhecer, muito interessante as informações que você trouxe pra nós, abraços.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
  13. É sempre delicioso vir aqui conhever o brasil, caro amigo

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Luiz!

    História de nos trazer sorriso de alegria. Outras, nem tanto... devido aos interesses comerciais. Mas, todas muito importantes para uma viagem no túnel do tempo.

    São imagens típicas das cidades pequenas, pacatas, arquitetura singular, tradições culinárias, povo simples, hospitaleiro. Itaúna é assim também.

    Abraço.

    Renata

    ResponderExcluir
  15. A história da "Lagoa Santa" é muito interessante. Mas só tem uma coisa que eu não gostei. Os fósseis que foram achados e levados para a Dinamarca, deveriam ser devolvidos para o Brasil e ser construído um museu em Lagoa Santa. Infelizmente na época que foram encontrados não havia uma legislação e o Brasil não conhecia ou sabia o valor dessa riqueza. Infelizmente muitos fósseis tem sido retirados de forma ilegal do Brasil, como no Vale do Araripe, Ceará. Infelizmente o que os arqueólogos fizeram no Egito, alguns paleologos fizeram e fazem no Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Muy interesante Luiz, estoy de acuerdo contigo esos fósiles deberían estar en Brasil, donde se encontraban. Besos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.