quarta-feira, 8 de junho de 2022

Ouro Preto MG. Parte II.

A partir do século XVI, exploradores luso tupis provenientes de São Paulo, os chamados bandeirantes, começaram a percorrer a região do atual estado de Minas Gerais em busca de ouro, pedras preciosas e escravos indígenas.

Museu dos Inconfidentes.



Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.




Nesse processo, dizimaram muitas nações indígenas da região. No final do século XVII, finalmente foi descoberto ouro na região, aumentando ainda mais o afluxo de aventureiros para a região.






Enquanto isso, as descobertas de ouro nos córregos continuavam no sertão, elevando os nomes como o de Antônio Dias de Oliveira, Bartolomeu Bueno de Siqueira, Carlos Pedroso da Silveira e de gente vinda da Bahia e de Pernambuco e acendendo ambições de além-mar.


Igreja de São Francisco de Paula.





As expedições procuravam ora o Rio das Velhas (principalmente os paulistas, que haviam acompanhando a bandeira de Fernão Dias Pais e dom Rodrigo de Castelo-Branco), ora o Tripuí, onde já se havia encontrado o afamado "ouro preto", batizado pelo cabeço enevoado do Pico Itacolomi, que começavam a avistar logo transposto o Itatiaia.






Orientados pelos picos que eriçam as serras de Ouro Branco, Itatiaia, Casa Branca, Ribeirão do Carmo etc. Os exploradores seguiam, juntos ou separados. Diz Antonil que, da mina Serra de Itatiaia, a saber do Ouro Branco (assim chamavam ao ouro ainda não bem formado).


Igreja de São Francisco de Assis.





Distante do Ribeiro do Ouro Preto oito dias de caminho moderado até o jantar, dele não faziam caso os paulistas por terem outras de ouro formado e muito melhor rendimento. Segundo José Rabelo Perdigão, secretário do governador Artur de Sá e Menezes, em 1695 e 1696 teria sido descoberto, nesta montanha, um ribeiro aurífero ao qual se deu mais tarde o nome de Gualacho do Sul.

Fonte: www.wikipedia.org Ouro Preto

19 comentários:

  1. Ouro Preto é uma cidade linda, cheia de história pra nós brasileiros, gostei muito de conhecer mais, abraços.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
  2. Hi Luiz. Luiz I'm wondering, I'm curious what is the attitude of Brazilians towards Portugal today? What do Brazilians today say about Portugal and Portuguese people? Luiz beautiful are your photos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anna. Considero povos amigos e irmãos. Meus sobre nomes são de portugueses: Silva e Gomes. Me considero uma mistura de Negro, Indígena, Português e Judeu. Um brasileiro e carioca da gema. Brasileiro por causa do pau-brasil e carioca "casa de branco".

      Excluir
  3. It's all about Gold: gold explorations, gold seekers, gold findings.
    All the other things seem to have been secondary: churches, indigenous nations, the general state of the region.

    ResponderExcluir
  4. Histórias dos bandeirantes em busca do ouro ,arquitetura de casas /igrejas maravilhosas .Tudo vale várias visitas .

    ResponderExcluir
  5. O grande estado de minas gerais
    Tão imensamente rico

    ResponderExcluir
  6. Muy bello lugar, muy bien conservado. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  7. Me gusta que el tiempo no deteriore con su paso el lugar... Brasil está lleno de esos lugares porque los preserva...

    Abarzo grande, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  8. As riquezas naturais que paradoxalmente muitas vezes são uma maldição.

    ResponderExcluir
  9. Раньше в России показывали много бразильских фильмов. Очень красивая природа! И море...

    ResponderExcluir
  10. Lugar detenido en el tiempo, qué bonito.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  11. Lindos prédios e igrejas, história importante para o nosso país.

    Amigo Luiz, tenha um lindo dia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Luiz! Adorei as imagens das Igrejas e espero um dia conhecer Ouro Preto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ouro Preto é uma cidade bem cuidada. Espero ir outras vezes. Foi a primeira vez que eu fui de noite.

    ResponderExcluir
  14. "Fernão Dias Pais Leme nasceu em 1608, na Vila de São
    Paulo de Piratininga. Foi casado com Maria Garcia Betina,
    descendente do índio Tibiriçá pelo lado materno e de um irmão
    de Pedro Alvares Cabral pelo lado paterno. Possuía muitas
    propriedades em São Paulo e era dono de vários índios
    escravos..." Olá Luiz estive a ler que muitos dos bandeirantes já eram portugueses de segunda ou terceira geração, ou seja filhos miscigenados de portugueses com indígenas, homens e ou mulheres,
    gente muito aguerrida, os tempos eram muito duros,
    e aparentemente nem sequer encontravam muito ouro umas 10 toneladas ano, quando no Brasil existem cerca de 100 toneladas anualmente, mas claro que não tinham máquinas por isso precisavam dos escravos

    ResponderExcluir
  15. Por exemplo lemos que
    "A Irmandade de Nossa Senhora das Mercês da freguesia de Nossa Senhora do Pilar foi instituída em meados do século XVIII, e funcionou inicialmente na Capela de São José. Em 1771, os irmãos obtiveram licença eclesiástica para construir seu próprio templo; no ano seguinte, as obras foram arrematadas por Henrique Gomes de Brito, natural da cidade do Porto..." ou seja a esses homens que viajam imenso e transportavam o seu saber e arte, será que lhes dão o devido valor?!

    ResponderExcluir
  16. Um período de grande riqueza... e muita dor, infelizmente! Ainda assim, Portugal foi dos primeiros países europeus, a declarar o abolicionismo... mas levou um bom tempo ainda... até ser efectivo na prática... um período de quase 200 anos se não estou em erro, (a História não é o meu ponto forte), em que muita exploração se foi mantendo, com a fiel ajuda da burocracia representativa instalada... que ainda hoje trava tantas mudanças pelo mundo...
    Mais uma excelente publicação, Luiz! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.