sábado, 18 de junho de 2022

Santa Luzia MG. Parte III Final.

Em 1734 já havia bastante gente no arraial, que se espraiava pelo espigão e pelas ladeiras que subiam do córrego das Calçadas. A atividade mineradora se extinguiu, dando lugar a intensificação do comércio, quem em 1740 já contava com 30 estabelecimentos.

Igreja do Rosário.






Nessa época transação de pela, Santa Luzia desempenhava importante papel de centro comercial, fazendo transação de peles e salitre, com o norte do estado e com o Rio de Janeiro. Devido à sua localização estratégica, o povoado muito floresceu em função do comércio das áreas mineradoras, exercendo o papel de entreposto comercial do sertão.





Em documento de 1752, o bispo de Mariana, D. Frei Manoel da Cruz, propõe a transferência da sede da paroquia do arraial de Roça Grande para o de Santa Luzia, justificando:  "o arraial de Santa Luzia é um dos mais populosos de Minas Gerais e a sua Igreja é nova, com bastante grandeza e bem paramentada, estando quase no meio da freguesia, circunstâncias todas que concorrem para V. Majestade ser servido mandar fazer a sobredita mudança".





A qual só se efetivou em 1779, após uma série de reveses com a paróquia de Roça Grande. A medida que o arraial progredia, formava-se ali, uma elite social abastada, com hábitos sofisticados da vida e cultura com marcante influência francesa.





Solar da Baronesa.


Santa Luzia, seguiu a tradição de importantes vilas mineiras, como Sabará e Diamantina, que cedo desenvolveram o gosto de literatura e do teatro. Já na segunda metade do século XVIII tem-se notícia da inclusão de peças teatrais no programa de suas festas cívico religiosas, além da realização de óperas em diversas vilas, como, por exemplo em Sabará, em 1799.





O espírito religioso dos luzienses não traduziam-se apenas na construção de belos templos, mas também em algumas festas tradicionais. As mais famosas eram a da padroeira do lugar, a do Rosário, promovida pelos negros, e a do Divino, pelos brancos. como parte dos festejos do !Ciclo da Ressurreição".

Fonte: www.wikipedia.org Santa Luzia

18 comentários:

  1. Foi uma bela jornada e para encerrar a linda arquitetura do Solar da Baronesa .Obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  2. Um post extraordinário, que tanto me deu a conhecer sobre esta bela região! Vou recuar... e espreitar o que recentemente se me foi escapando por aqui... visto andar eu neste lado, numa fase, com o tempo mais ocupado, e assim... vou continuar a conhecer mais sobre Santa Luzia, através do seu excelente trabalho fotográfico, Luiz!
    Um grande abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Tantos dados interessantes neste post, meu amigo! Amei saber da prosperidade do arraial de Santa Luzia (nos primórdios ainda) e do gosto que a população desenvolveu pela cultura (literatura e teatro).

    Abraço e boa noite

    ResponderExcluir
  4. De aquellos años nos quedaron bellos edificios que se adaptaron a la perfección al terreno.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  5. Beautiful series of photos that illustrate the beauty of this place. Very nice, Luiz.

    ResponderExcluir
  6. Luiz your information about Brazil is very interesting. I myself that a visit to Santa Luzia would be very interesting! Great greetings from Poland!

    ResponderExcluir
  7. Lindas igrejas e belos lugares, o nosso país é muito bonito!
    Amigo Luiz, tenha um excelente fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. A história contada ,agradavelmente, por meio de fotos. Um interessante foto jornalismo. bem original o seu blog. sucesso...abração

    ResponderExcluir
  9. The inclusion of plays in the programme of its civic and religious festivals was a wonderful idea, especially as early as the 18th century.

    ResponderExcluir
  10. Son lugares e iglesias muy atrayentes.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  11. Здравствуйте, Луис! Виды с поместья баронессы потрясающие.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde meus queridos amigos. Ver o Centro Histórico de Santa Luzia tão preservado é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  13. Aquí estoy, tarde pero seguro, prolífico amigo... Abrazo até vocé.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.