Ao longo dos séculos XVII e XVIII, os frades construíram um grande convento ao lado da capela, edificando ainda existente, apesar de parcialmente descaracterizada. A primeira capela deu lugar à atual igreja a partir de 1761.
As obras, a cargo do Mestre Manuel Alves Setúbal, estenderam-se por quinze anos, tendo o novo templo sido sagrado em 22 de julho de 1770, com uma procissão solene. A talha dourada em estilo rococó do interior, de grande beleza, foi realizada por mestre Inácio Ferreira Pinto a partir de 1785.
Como a chegada da família real portuguesa e de sua corte ao Rio de Janeiro, em 1808, o vizinho Paço dos Vice-Reis (atual Paço Imperial) foi utilizado como casa de despachos da corte. A rainha D. Maria I (1777-1816) foi instalada no também vizinho Convento do Carmo, sendo ambos os edifícios ligados por um passadiço elevado (hoje inexistentes) sobre a Rua Direita.
Como capela Real, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi palco de importantes eventos, como a sagração de D. João VI como rei de Portugal, em 20 de março de 1816, após a morte de D. Maria I. ali também o príncipe D. Pedro, futuro imperador do Brasil, recebeu sua esposa D. Leopoldina de Áustria, no dia 6 de novembro de 1817, com quem se tinha casado por procuração alguns meses antes, na Itália.
Nesse período a igreja teve muita importância no desenvolvimento da música erudita no Rio de Janeiro. Foram regentes e compositores da Capela Real, o brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia e o português Marcos Portugal. A fachada foi completada apenas por volta de 1822 pelo arquiteto português Pedro Alexandre Cavroé, que deu ao edifício um frontão elevado em estilo clássico.
Após a Independência do Brasil, a igreja passou a ser Capela Real Imperial e sediou as cerimônias de sagração dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, bem como o casamento da Princesa isabel com Louis Phillippe Gaston d 'Orleans, o Conde D'Eu, em 15 de outubro de 1864.
Para permitir a ligação da Rua do Cano (atual 7 de setembro) com o Largo do Paço, em 1875 (1857 segundo outros autores), forma demolidas a torre e a portaria do antigo convento. Um passadiço elevado conectou os dois edifícios até 1890. Por determinação do Cardeal Arcoverde, a torre foi reconstruída em 1905 e, em 1910, construiu-se o frontispício voltado para a Rua 7 de Setembro. Estas obras afastaram o conjunto das suas linhas originais.
Fonte: www.wikipedia.org Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
Linda igreja e bem mostrada aqui! abraços, chica
ResponderExcluirMuito linda e rica a arquitetura interna e externa .
ResponderExcluirGreat Church! Very beautiful! Wonderful interior!
ResponderExcluirLuiz I today feel very sorry for the British. Queen Elizabeth was a special person and a real lady!
Que igreja mais bonita, eu adoraria visitar.
ResponderExcluirUm abraço.
Boa noite, Luiz,
ResponderExcluirAchei esta igreja muito bonita. A talha dourada, sobre o fundo branco das paredes internas, resultou num detalhe que lembra a nobreza. Ela certamente mereceu os grandes eventos que se realizaram em sua nave.
Abraço
Luiz, agradeço a excelente reportagem de um conjunto religioso ainda tão ligado à história de Portugal...
ResponderExcluirO meu abraço amigo.
~~~~~~~~
Alguna vez pasé por allí, pero no entré... Brasil tiene las iglesias más trabajadas y ornamentadas y melhor preservadas do mundo!!
ResponderExcluirAbrazo até vocé.
Bella iglesia, te mando un beso.
ResponderExcluirCasei numa Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
ResponderExcluirMuito mais modesta.
Abraço, bfds
It's a beautiful church!
ResponderExcluirThe gilded rococo decoration of the interior, dated from 1785, is light and uplifting. Nothing more depressing than a dark church.
ResponderExcluirDorado sobre blanco, qué belleza en esa iglesia, qué relajación.
ResponderExcluirUn abrazo
Muy bonita la iglesia. Besos.
ResponderExcluirOs Brasil tem monumentos da história comum Portugal/Brasil lindíssimos,
ResponderExcluire dignos de serem estudados com dedicação, respeito e profundidade:)
obrigada Luiz pelas belas fotos!
Hermosa catedral amigo mío.
ResponderExcluirSiempre un placer recorrer de tu mano tan bellas entradas.
Un abrazo y feliz semana.
Como o Brasil comemorou o Bicentenário de Independência de Portugal, fiz uma matéria especial sobre a Antiga Igreja da Sé, que foi sede da coroação de Dom João VI como rei de Portugal. Um fato histórico tanto para Portugal e Brasil.
ResponderExcluirWonderful building photos Luiz :-D
ResponderExcluir