Inaugurado em 18 de outubro de 1978, o Museu Aeroespacial tem como objetivo principal, preservar e divulgar o material aeronáutico e documentos históricos para s futuras gerações. Situado na Base Aérea do Campo dos Afonsos, conhecida como o "berço da aviação brasileira", o Museu Aeroespacial recebe o apoio logístico da Universidade Da Força Aérea.
Criado originalmente para preservar a memória da Força Aérea Brasileira, o museu possui em seu acervo as principais aeronaves já operadas pela FAB, bem como pela Aviação Naval Brasileira e pela Aviação do Exército Brasileiro, que a precederam. Preserva atualmente não só a aviação militar, ma so próprio desenvolvimento da aviação e da indústria aeronáutica brasileira.
Possui um acervo bibliográfico com cerca de cinco mil obras, além de um importante arquivo histórico, contendo documentos, fotografias, negativos e filmes. Uma das atrações é o coração preservado de Santos Dumont, exposto na sala localizada no segundo andar do museu.
O visitante também poderá conhecer o programa espacial brasileiro, originado de esforços da FAB na exposição "Primórdios da Aviação Brasileira". Através de programas de intercâmbio, o museu tem recebido doações de aeronaves nunca operadas no Brasil, mas de grande relevância, colocando o museu no roteiro museológico militar internacional.
O museu participa de vários eventos durante o ano. Na sua programação anual constam quatro grandes eventos como a Semana nacional de Museus, Primavera de Museus, Aniversário de Santos Dumont e MUSAL Air Show. Shows aéreos podem ser acompanhados durante os quatro eventos e contam com a participação de unidades da Força Aérea, Marinha, do Exército e particulares, tanto em expossição estática, quanto realizando apresentações.
Fonte: www.wikipedia.org Museu Aeroespacial
Desde el Renacimiento, con Da Vinci, nació ese interés por volar como los pájaros, y se tuvo una idea de la aviación que, una vez implementada fue de utilidad no sólo para el transporte humano y de carga, sino nefastamente para la guerra. Pero la cartografía tuvo en ella un gran auxiliar. Las diferentes etapas de la aviación la marcan los modelos de naves. Hermoso observarla en ese museo aeroespacial de tu tierra, Luiz. Un abrazo. carlos
ResponderExcluirTodo muy lindo amigo,gracias,cariños.
ResponderExcluirImportante historia de la aviación brasilera... que no termina, allí queda ese museo esperando la nueva.
ResponderExcluirAbrazo até lá.
Luiz I congratulate a great museum of Brazil! I speak of airplanes, I think they are beautiful. My friend I salute you!
ResponderExcluir
ResponderExcluirBoa tarde, Luiz,
Há muitas aeronaves interessantes para se ver neste museu. Se coincidir de a gente o visitar num dia especial, ainda pode assistir a um show aéreo, não é?
Abraço
Obrigado por esta série de publicações mostrando fotos do acervo do museu da aeronáutica. Foi muito interessante
ResponderExcluirWonderful photos of the planes :-D
ResponderExcluirGenial museo. Te mando un beso.
ResponderExcluirSantos Dumond que inspirou o relógio, o fio e pulseira e os óculos escuros que estou a usar hoje.
ResponderExcluirUna maravilla de blog Adoro los aviones y tus fotos son unicas
ResponderExcluirUn abrazo Inmenso desde Miami
Un bonito museo. Se me hizo un poco largo ¿eh? :-)
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
so many airplane as collection here. Very cool place to learn about aviation. Have a great day Luiz my friend
ResponderExcluirUn museo estupendo, las fotos me han encantado!
ResponderExcluirBoa tarde. Obrigado pelas visitas e comentários sobre o MUSAL.
ResponderExcluirTe comento todos los artículos que dedicas a este interesantísimo museo por el que se puede hacer un recorrido de la aviación brasileña. Porque estoy intentando en ponerme al día en los blog.
ResponderExcluirSaludos.
Amigo Luiz, aunque algo tarde entro para ver tan bella exposición histórica de la aviación de tu país.
ResponderExcluirAndo un poco liado estos días remodelando el jardín y de poco tiempo dispongo.
Un gran abrazo amigo y buen resto de semana te deseo.
Bonito edificio con un contenido muy interesante.Saludos
ResponderExcluirRealmente grandioso! Nunca vi nada parecido!
ResponderExcluirDeve haver nesse museu algo de Santos Dumont...
Gostei de ver, Luiz. Um abraço, amigo.
~~~