O Parque Henrique Lage (ou simplesmente Parque Lage) é um parque público da cidade do Rio de Janeiro, localizado aos pés do Morro do Corcovado, na Rua Jardim Botânico. Possui uma área com mais de 52 hectares e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 14 de junho de 1957, como patrimônio histórico nacional da cidade do Rio de Janeiro.
O palacete abriga, desde de 1966, o Instituto de Belas Artes que deu origem 1974 à Escola de Artes Visuais. Desde 2004, o Parque Lage é parte do Parque Nacional da Tijuca, sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade, estando o palácio sob a tutela da dita escola.
A história do Parque Lage tem início em 1811, quando Rodrigo de Freitas Melo e Castro adquire uma fazenda pertencente a Sebastião Fagundes Varela, o Engenho de Açúcar Del Rei, às margens da lagoa, John Tyndale, paisagista inglês, recebe, em 1840, a incumbência de reprojetar a fazenda e imprime à estrutura de seu projeto todo o romantismo encontrado em parques da sua terra natal. Em 1859, o parque passa para as mãos de Antônio Martins Lage, por um processo de compra e venda.
Fonte: www.wikipedia.org Parque Lage
Que lindo! O Rio é maravilhoso!!
ResponderExcluirWow che grande questo parco, addirittura 52 ettari!!!
ResponderExcluirÈ bellissimo.
Otro bello recorrido virtual por este parque.Saludos
ResponderExcluirFotos deslumbrantes que muito gostei de ver
ResponderExcluirUma noite feliz
Boa noite, Luiz,
ResponderExcluirEis aí mais um belo parque! As fotos mostram que ele é uma ótima opção de passeio, ainda mais por contar com o Instituto de Belas Artes.
Abraço e bom fim de semana
Geniales jardines. Te mando un beso.
ResponderExcluirEsse palacete é um must.
ResponderExcluirBfds
Un parque nacional que parece maravilloso, con ese edificio y tanto espacio.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
Very appropriate that they listed this as a national historical heritage of Rio.
ResponderExcluirGreetings, Luiz! The park is wonderful!
ResponderExcluirHermosa la vegetación y no me extraña en Río de Janeiro. Me gustan los bancos con personajes históricos en él como para una foto. Saludos!
ResponderExcluirLas ciudades sin parques, se sienten desoladas. La cpaital de mi departamento, BUcaramanga, es una ciudad de parques, y eso la hecho proverbial como un lugar que aprovecha los espacios abiertos para embellecerla. Pero el parque Lage, vaya belleza, no sólo en flora, sino en edificaciones de hremosa arquitectura. Un abrazo. Carlos
ResponderExcluirTodo se ve precioso, me ha encantado. Besos.
ResponderExcluirCreo que no pudieron escoger mejor lugar para la escuela de artes.
ResponderExcluirSaludos.
Um lugar verdadeiramente idílico!
ResponderExcluirAdorei descobrir este Parque de mil encantos!
Um grande abraço!
Ana