A Cultura Angolana invade o Museu Janete Costa de Arte Popular, o Museu recebe a exposição "Angola", e convida o público a repensar e identificar os traços da Arte Popular Brasileira, com a cultura alngolana.
A exposição realizada pela Fundação de Arte de Niterói, promove um mergulho pela Angola. A mostra revela as riquezas da arte, da cultura, dos saberes dos povos originários e destaca a importância dos elementos da natureza para o território africano.
Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de Africa, cujo território principal é limitado pelo norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e oeste pelo Oceano Atlântico, inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira coma República do Congo, a norte.
Os portugueses estiveram presentes desde o século XV em alguns pontos do que hoje é o território da Angola, interagindo de diversas maneiras com os povos nativos, principalmente com os habitantes do litoral. A delimitação do território apenas aconteceu no início do século XX.
Fonte: www.culturalniteroi.com.br
www.wikipedia.org Angola
Bela publicação
ResponderExcluirCumprimentos
queria muito ver. beijos, pedrita
ResponderExcluirvery artsy and have a high value. Thanks for share a beautiful place in your far country My Friend Luiz
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirVi muitas obras lindas neste post. Brasil e Angola têm muito em comum (e também na arte).
Abraço
Lindas esculturas. Te mando un beso.
ResponderExcluirEach nation has its own culture, unlike the culture of other countries.
ResponderExcluirComo os dices entre ambos países aparte del idioma y un pasado común con Portugal tiene que haber vínculos de sangre y cultura.
ResponderExcluirSaludos.
Angola tem uma riqueza cultural enorme, pois as fronteiras que os ocidentais negociaram, acabaram por colocar dentro dos seus limites territoriais vários povos, várias etnias, vários dialetos.
ResponderExcluirAlgumas das peças que aqui vejo em fotografia, eu tenho em pau preto e outras madeiras nobres, peças registadas e com selo das autoridades Angolanas para o fim de artesanato para exportação.
De minha autoria tenho telas pintadas em acrílico sobre canvas, representando máscaras dessas várias zonas de Angola onde vivi toda a minha juventude e parte da vida adulta.
A exposição aqui referenciada por suas fotos, quem dera poder vê-la, e a meu ver, quem a visitar perceberá com certeza a relação próxima e profunda de dois povos irmãos Angola e Brasil pelas razões históricas e culturais.
Por mim, fico grato por esta excelente partilha.
Um kandando
Belas peças. Grande riqueza cultural que eu adoraria apreciar
ResponderExcluirUm belo registro amigo Luiz
Um bom domingo
Um abraço
Bonita e interesante exposición angoleña.Saludos
ResponderExcluirFantástica mostra e reportagem fotográfica, desta magnifica exposição de arte africana! Adorei ver!
ResponderExcluirUm grande abraço
Ana