Instituição particular sem fim lucrativos, o museu foi fundado em 1947 e, ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.
Exposição: Lina Bo Bard.
A exposição \"Lina Bo Bardi - Um Maravilhoso Emaranhado\", de Sir Isac Julien, homenagea a arquiteta Lina Bo Bard com instalações e filmes, fotografias e colagens, com curadoria de Adriano Pedrosa.
O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e do hemisfério sul, abrangendo arte africana, das Américas, asiática, brasileira, europeia, desde a antiguidade até o século XXI, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, roupas, entre outros, totalizando aproximadamente 10 mil peças.
Exposição: Renoir.
Pierre-Auguste Renoir (Limoge, 25 de fevereiro de 1841 - Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um artista francês que foi dos principais pintores no desenvolvimento do estilo impressionista. Como celebrante da beleza e especialmente da sensualidade feminina, já se disse que "Renoir é o representante final de uma tradição que vai diretamente de Rubens a Waltteau.
Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com um perfil cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial e também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.
Exposição: Geometrias.
A exposição Ensaios sobre o MASP-Geometrias reúne cerca de 40 trabalhos do acervo que se relacionaram com a abstração geométrica. A mostra apresenta desde artistas concretos e neoconcretos, como Judith Laund (1922-2022) e Hélio Oiticica (1937-1980), até artistas contemporâneos como Delson Uchoa e Beatriz Milhazes.
É o museu mais visitado do Brasil e frequentemente listado entre os melhores do mundo. É conhecido pelos cavaletes de cristal de autoria de Lina Bo Bard, conhecidos por suspender as obras de arte em suportes transparentes com o objetivo de aproximá-las do público, que desta forma pode circular em seu entorno.
Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.