quinta-feira, 4 de setembro de 2025

MASP Parte IV. São Paulo SP.

    A história do Masp começa na década de 1940 e caracterizou-se no Brasil como um período de grande efervescência no plano econômico e político.












   Fatores de ordem internacional como, a Segunda Guerra Mundial e a crise de 1929, favoreceram um surto de desenvolvimento industrial, em substituição ao ciclo do café, tendo como consequência direta a criação das condições necessárias ao crescimento urbano e à instalação de uma "estrutura cultural" no país.











   Em São Paulo, particularmente, o período se notabilizou pela consolidação de um vigoroso parque industrial. O estado, a essa altura, já havia suplantado o Rio de Janeiro como principal produtor de bens de consumo do país.




   Neste andar, o artista Issac Julien exibe uma uma videoinstalação que celebra a trajetória de Lina Bo Bard (1914-1992). Figura central na arquitetura e do design moderno brasileiro.








   A capital paulista prosseguia em sua trajetória de extraordinário crescimento populacional. Atraindo muitas indústrias e concentrando uma expressiva e poderosa elite, abandonava progressivamente o aspecto de cidade provinciana.

   Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte de São Paulo

   Fonte: www.masp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.