Assis Chateaubriand convidou Pietro Maria Bo Bard, galerista, colecionador, jornalista e crítico de arte italiano, que havia viajado para ao Rio de Janeiro na companhia de sua esposa, a arquiteta Lina Bo Bard, para apresentar a Exposição de Pintura Italiana Antiga no Ministério da Educação e Saúde, organizada pelo Studio d'Arte Palma, dirigido por Bo Bard em Roma.
Durante um almoço em Copacabana, no verão de 1946, Chateaubriand o convidou para auxiliar a criar e a dirigir um "Museu de Arte Antiga e Moderna" no país (futuro MASP). Bardi objetivou que não deveria haver distinção entre as artes, propondo denominar a instalação apenas como "Museu de Arte", e aceitou o convite.
A Exposição "Frans Krajcberg: reencontra a árvore", foi a primeira mostra monográfica no MAS. Frans Krajcberg (1921-2017) foi um artista polonês naturalizado brasileiro, conhecido por sua arte e ativismo ecológico.
Planejando ficar à frente do projeto apenas por um ano, dedicar-se-ia a ele pelo resto da sua vida, tendo dirigido a instituição por quase meio século. Mudou-se definitivamente com Lina para o Brasil, trazendo consigo seu acervo artístico particular e uma vasta fototeca com imagens de obras consagradas.
" O Lavrador de Café" de Cândido Portinari.
A Exposição "A Ecologia de Monet, faz uma exposição contemporânea sobre a relação do pintor com a natureza.
O museu foi inaugurado em 2 de outubro de 1947, com a presença do governador do estado, Ademar de Barros e do Ministro da Educação, Clemente Mariani, além de outras personalidades do mundo artístico e político. Sua nova sede, foi construída entre (1958-1968), na Avenida Paulista em um terreno doado pela prefeitura de São Paulo. Lina Bo Bard concebeu arquitetonicamente a atual sede do MASP.
Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte de São Paulo
Quero agradecer ao meu amigo Marcos Gouveia, que mandou algumas fotos do MASP e me permitiu, postar no Blogger.
eu amo esses pedestais que parecem que as obras estão flutuando. teve uma época insana que tiraram, o masp tinha perdido totalmente a identidade. por sorte recobraram a lucidez e voltaram com esses painéis. beijos, pedrita
ResponderExcluirOiiii Luiz,
ResponderExcluirO MASP é um museu conhecido internacionalmente!
Bonitas exposições!
Bom fim de semana meu caro amigo!