terça-feira, 2 de setembro de 2025

MASP Parte II. São Paulo SP.

    Instituição particular sem fim lucrativos, o museu foi fundado em 1947 e, ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.

Exposição: Lina Bo Bard. 

   A exposição \"Lina Bo Bardi - Um Maravilhoso Emaranhado\", de Sir Isac Julien, homenagea a arquiteta Lina Bo Bard com instalações e filmes, fotografias e colagens, com curadoria de Adriano Pedrosa.











   O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e do hemisfério sul, abrangendo arte africana, das Américas, asiática, brasileira, europeia, desde a antiguidade até o século XXI, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, roupas, entre outros, totalizando aproximadamente 10 mil peças.

Exposição: Renoir. 

   Pierre-Auguste Renoir (Limoge, 25 de fevereiro de 1841 - Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um artista francês que foi dos principais pintores no desenvolvimento do estilo impressionista. Como celebrante da beleza e especialmente da sensualidade feminina, já se disse que "Renoir é o representante final de uma tradição que vai diretamente de Rubens a Waltteau.











   Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com um perfil cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial e também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.






Exposição: Geometrias.

   A exposição Ensaios sobre o MASP-Geometrias reúne cerca de 40 trabalhos do acervo que se relacionaram com a abstração geométrica. A mostra apresenta desde artistas concretos e neoconcretos, como Judith Laund (1922-2022) e Hélio Oiticica (1937-1980), até artistas contemporâneos como Delson Uchoa e Beatriz Milhazes.






   É o museu mais visitado do Brasil e frequentemente listado entre os melhores do mundo. É conhecido pelos cavaletes de cristal de autoria de Lina Bo Bard, conhecidos por suspender as obras de arte em suportes transparentes com o objetivo de aproximá-las do público, que desta forma pode circular em seu entorno.

   Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte de São Paulo

10 comentários:

  1. Some of the Renoirs above were very confident and appealing, but some appeared weaker.

    ResponderExcluir
  2. Si que es un museo muy completo, por algo como nos dices es el mas visitado de Brasil.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  3. Wow, what a fascinating exhibition! I've always admired Lina Bo Bardi's work—her vision was so ahead of its time. Combining installations, film, and photography sounds like a powerful way to honor her legacy. And how fitting that it’s hosted by a museum with such a profound history of innovation. Definitely adding this to my must-see list! 👏🏛️ nanajee.com

    ResponderExcluir
  4. This museum is wonderful. I congratulate the Brazilian people and Brazil on this place!
    Luiz, I salute you!

    ResponderExcluir
  5. Interesante instución museográfica el MASP, en ese papel de resguardo y curaduría del arte y muestras cylturales identarias. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  6. Como siempre todo muy bueno,saludos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, "paulistinha", parabéns pelos seus 6 anos de blog!

    Nova tirinha publicada. 😺

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.