quinta-feira, 4 de setembro de 2025

MASP Parte IV. São Paulo SP.

    A história do Masp começa na década de 1940 e caracterizou-se no Brasil como um período de grande efervescência no plano econômico e político.












   Fatores de ordem internacional como, a Segunda Guerra Mundial e a crise de 1929, favoreceram um surto de desenvolvimento industrial, em substituição ao ciclo do café, tendo como consequência direta a criação das condições necessárias ao crescimento urbano e à instalação de uma "estrutura cultural" no país.











   Em São Paulo, particularmente, o período se notabilizou pela consolidação de um vigoroso parque industrial. O estado, a essa altura, já havia suplantado o Rio de Janeiro como principal produtor de bens de consumo do país.




   Neste andar, o artista Issac Julien exibe uma uma videoinstalação que celebra a trajetória de Lina Bo Bard (1914-1992). Figura central na arquitetura e do design moderno brasileiro.








   A capital paulista prosseguia em sua trajetória de extraordinário crescimento populacional. Atraindo muitas indústrias e concentrando uma expressiva e poderosa elite, abandonava progressivamente o aspecto de cidade provinciana.

   Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte de São Paulo

   Fonte: www.masp.com.br

19 comentários:

  1. Me parecen unas bonitas piezas de arte africano estas que nos dejas hoy.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Los museos tienen esa misión de retener el arte plástico en una secuencia histórica, c omo se observa en este post que lo asume desde las influencias de la industria, la economía y anomalías como la guerra. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  3. Hi Luiz :)
    My friend, you mentioned World War II, and it really pains me to write that in Poland, we don't learn much in school about the situation in South America, Africa, and Asia after those most grim years in history. I sincerely regret this!
    Luiz, greetings from hot and sunny (I'm so happy!!!!!!!!!!) Poland!

    ResponderExcluir
  4. As esculturas remetem-nos, á ancestralidade negra, tão essencial á formação de nossa identidade nacional.
    Um setembro cheio de bênçãos pra ti, Luiz.

    ResponderExcluir
  5. Some nice pieces, an interesting exhibition.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  6. As décadas de 40 e 50 foram realmente especiais para o país. E o governo da época soube dar um impulso na direção de vários dos nossos interesses.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei,amigo Luiz! Instrutivo e imagens maravilhosas. Não conhecia!Obrigada pelas visitas a meu blog. Poucas visitas..Só você e mais uns 3. Desculpe visitar tão pouco, mas meu marido continua muito doente. Volte sempre! Divulgue meu blog! Tem post novo! Beijos sabor carinho e uma noite de quinta_feira maravilhosa! Donetzka

    ResponderExcluir
  8. Arte de óbvia influência africana.
    Bfds

    ResponderExcluir
  9. That's a great and nice art, wish you all the best my friend.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Essas peças são muito interessantes, obrigada por compartilhá-las conosco. Um grande abraço e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  11. Muy interesante la información y fotografías que nos dejas.
    Un abrazo desde Segovia, Luiz.
    Hay una nueva entrada en mi blog.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.