O paraibano Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários Associados - à época o maior conglomerado de comunicação do Brasil - foi uma das figuras mais emblemáticas desse período.
Loja MASP.
Chateaubriand pretendia sediar o futuro museu no Rio de Janeiro, mas optou por São Paulo por acreditar que nessa cidade teria mais sucesso em arrecadar os fundos necessários para formar a coleção.
O mercado de arte internacional passava por um momento propício para quem dispunha de fundos para adquirir obras de relevo e o Brasil passa por um momento de grande prosperidade.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a Europa em reconstrução, muitas coleções eram postas à venda. O aumento exponencial da oferta derrubou os preços das obras de arte em níveis inéditos. Chateaubriand, entretanto, embora fosse um apreciador de obras de arte, era um leigo no assunto.
Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte de São Paulo
Very nice collection, Luiz!
ResponderExcluirThe vast glass windows look terrific, but can they control the hot weather well?
ResponderExcluiro prédio é muito lindo. beijos, pedrita
ResponderExcluirBellas colecciones. Te mando un beso.
ResponderExcluirHappy weekend, Luiz!
ResponderExcluirEl fundador del museo logro hacerse con un buen numero de colecciones que hoy se pueden disfrutar en su museo.
ResponderExcluirSaludos.
What an interesting place! The design of the building is so interesting as well. I hope you're having a great weekend <3
ResponderExcluirthe creation of beauty is art.