sábado, 6 de setembro de 2025

MASP Parte VI Final. São Paulo SP.

    Assis Chateaubriand convidou Pietro Maria Bo Bard, galerista, colecionador, jornalista e crítico de arte italiano, que havia viajado para ao Rio de Janeiro na companhia de sua esposa, a arquiteta Lina Bo Bard, para apresentar a Exposição de Pintura Italiana Antiga no Ministério da Educação e Saúde, organizada pelo Studio d'Arte Palma, dirigido por Bo Bard em Roma.











   Durante um almoço em Copacabana, no verão de 1946, Chateaubriand o convidou para auxiliar a criar e a dirigir um "Museu de Arte Antiga e Moderna" no país (futuro MASP). Bardi objetivou que não deveria haver distinção entre as artes, propondo denominar a instalação apenas como "Museu de Arte", e aceitou o convite.






   A Exposição "Frans Krajcberg: reencontra a árvore", foi a primeira mostra monográfica no MAS. Frans Krajcberg (1921-2017) foi um artista polonês naturalizado brasileiro, conhecido por sua arte e ativismo ecológico.






   Planejando ficar à frente do projeto apenas por um ano, dedicar-se-ia a ele pelo resto da sua vida, tendo dirigido a instituição por quase meio século. Mudou-se definitivamente com Lina para o Brasil, trazendo consigo seu acervo artístico particular e uma vasta fototeca com imagens de obras consagradas.





" O Lavrador de Café" de Cândido Portinari.





   A Exposição "A Ecologia de Monet, faz uma exposição contemporânea sobre a relação do pintor com a natureza.



   O museu foi inaugurado em 2 de outubro de 1947, com a presença do governador do estado, Ademar de Barros e do Ministro da Educação, Clemente Mariani, além de outras personalidades do mundo artístico e político. Sua nova sede, foi construída entre (1958-1968), na Avenida Paulista em um terreno doado pela prefeitura de São Paulo. Lina Bo Bard concebeu arquitetonicamente a atual sede do MASP.

   Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte de São Paulo

   Quero agradecer ao meu amigo Marcos Gouveia, que mandou algumas fotos do MASP e me permitiu, postar no Blogger. 

10 comentários:

  1. eu amo esses pedestais que parecem que as obras estão flutuando. teve uma época insana que tiraram, o masp tinha perdido totalmente a identidade. por sorte recobraram a lucidez e voltaram com esses painéis. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Luiz,
    O MASP é um museu conhecido internacionalmente!
    Bonitas exposições!
    Bom fim de semana meu caro amigo!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! Achei essa arte muito bonita!

    Gostaria de te convidar a subscrever a newsletter do blog, por lá vais ter conteúdos novos e exclusivos bem como muitas outras novidades. Para isso, basta clicares aqui

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter

    ResponderExcluir
  4. Joya del Arte con mayúsculas es el propio MASP. Muchas gracias por exhibirlo en todo su esplendor...
    Abrazo até vocé, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  5. This is a beautiful place. I would love some of those candles. LOL

    ResponderExcluir
  6. Hi Luiz :)
    Interesting post. My good friend, thank you for mentioning my country and writing about Frans Krajcberg (1921–2017) – a Polish artist who obtained Brazilian citizenship and was known for his art and environmental activism.
    My good friend, I'll tell you, this is the first I've heard of this person. I'm glad I learned about him from you!
    Luiz, I wish you a good night tonight and tomorrow!

    ResponderExcluir
  7. Un periplo muy ilstrativo con el MASP. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  8. Os anos 40 e 50 ferveram devido às questões políticas (no Brasil e no mundo). No entanto, foram nesses anos que o Brasil deu um ponte pé rumo à modernidade. E Lina Bo Bardi teve presença marcante nesses anos.
    Ah, Luiz, ainda estamos no inverno, apesar das temperaturas loucas que temos visto, rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.