Em 1702, o bandeirante português Domingos Borges descobriu na falda oriental da Serra do Caraça ricas minas auríferas A ele se deve a fundação do arraial em 8 de dezembro de 1703, de acordo com a versão de Basílio de Magalhães. O nome 'provém das profundas escavações que se faziam no alto do morro'.
Capela de Santa Quitéria.
Já Francisco de Assis Carvalho Franco, com base em Taunay. aí sita o paulista Manuel Dias, em 1703, como descobridor. Mas foi somente bem recentemente, em 21 de dezembro de 1995, que o então distrito de Catas Altas emancipou-se de Santa Bárbara.
Serra do Caraça.
Pelourinho.
Situada ao pé da Serra do Caraça,a apenas 120 quilômetros de Belo Horizonte, a aconchegante e turística cidade pertenceu ao ciclo do ouro. O primeiro registro de batismo encontrado, foi celebrado na antiga Matriz de Nossa Senhora de Conceição, em 1712.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Nesta época já se delineava o aglomerado urbano que se formava ao redor da mineração. A exploração de ouro na Serra do Caraça, teve início em 1708. Na ano de 1716, já se encontrava na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Catas Altas o minerador e fazendeiro português Capitão Thomé Fernandes do Valle que minerou na Serra.
O Capitão Thomé Fernandes do Valle, tinha sua fazenda onde construiu una capela dedicada a Senhora Sant'Ana, e lavras de ouro na região da Valéria. Local que recebeu o nome de "Valéria" por causa de seu sobrenome Valle.
Fonte: www.wikipedia.org Catas Altas
Pięknie to wygląda!
ResponderExcluirNão vai acreditar mas onde vivo a Santa Padroeira é a Santa Ana!!
ResponderExcluirBom fim de semana!
marisasclosetblog.com
Very beautiful. I love the old architecture. Have a lovely day.
ResponderExcluirFiquei curiosa de conhecer mais . Confesso que é a primeira vez que ouvi falar deste lugar .
ResponderExcluirPara alguns historiadores, Catas Altas está entre os 10 Arraiais mais antigos de Minas Gerais.
ExcluirPara alguns historiadores, seriam 12. Congonhas e Santa Luzia "essa última teremos 2 postagens nesse mês.
ExcluirOlá, meu amigo,
ResponderExcluirÉ sempre bom saber mais sobre o nosso país, especialmente se o lugar de que falam fica no nosso estado, rsrs. Eu desconhecia essa curiosidade sobre o nome Valéria (região daí), derivando de Valle.
Abraço e bom fim de semana
Un espacio singular con sus calles de piedra, y esa iglesia pellizcando el cielo con dos torres de agujas mozárabes. El oro dejó su rastro en pueblos como este que, no desapareció como otros tantos, cuando acabó la fiebre del áureo metal. Un abrazo. Carlos
ResponderExcluirLuiz very nice pictures. I think it's a very nice place. My good friend from Brazil I wish you a good weekend!
ResponderExcluirbuon weekend Luiz!
ResponderExcluirQue bello lugar te mando un beso.
ResponderExcluirQue linda "Catas Altas", as igrejas e amei a Capela!
ResponderExcluirAmigo Luiz, tenha um feliz fim de semana.
Um abraço
Thomé Fernandes do Valle enriqueceu sendo cobrador dos quintos. Tinha uma fortuna imensa para a época e após 50 anos de sua morte, o inventário foi reaberto pelo filho João Maldonato. Descobriu-se que 3 meses antes de sua morte, foram relacionados seus bens e lavrada escritura de venda para seu sócio. Na faculdade estudamos esse caso exemplificando como um parente próximo, ainda petiz na ocasião da morte pode vir posteriormente contestar decisões judiciais em que fora prejudicado. Sobre essa igreja, sabe-se que o tal era zelador da mesma e simplesmente tomou posse, assim como de outros bens desse lugarejo. Enfim, ladrão que rouba de ladrão...
ResponderExcluirBeijus,
então será que ele guardava parte do quinto para ele?
Excluiro quinto era o imposto que os reis de Portugal cobravam sobre a produção, 20%, sendo que os 80% eram investidos no Brasil
:)
I love the chapel!
ResponderExcluirthe Mother Church is beautiful, especially when viewed over the lawns and plants.
ResponderExcluirДобрый день, Луис! Интересно познакомится с историей этих мест.
ResponderExcluirObrigado pelo carinho e visita.
ResponderExcluirBonito el pueblo y las iglesias. Un beso.
ResponderExcluirIncreíble lugar.. casi otra dimensión de todo lo que hasta aquí mostrás...
ResponderExcluirAbrazo maravillado, amigo Luiz.
Como visite primero la segunda parte sobre esta localidad creo me quede corto en elogiar el entorno.
ResponderExcluirLa primera capilla no solo esta en un lugar precioso también es preciosa.
Saludos.
Mais uma verdadeira lição de história, que me permitiu conhecer Catas Altas! Uma localidade, absolutamente fascinante, que adorei descobrir por aqui... em percurso invertido, visto ter começado pelas postagens, mais recentes!
ResponderExcluirExcelente trabalho, Luiz! Um grande abraço!
Ana