O Museu de Congonhas foi inaugurado em dezembro de 2015, fruto da parceria entre a Prefeitura de Congonhas, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Museu potencializa a percepção e a interpretação das múltiplas dimensões do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico que, desde 1985, tem o título de Patrimônio Cultural Mundial, e está localizado no Morro Maranhão, na zona urbana de Congonhas.
É o primeiro é único museu sítio do Brasil. O espaço faz uso de recursos de alta tecnologia para oferecer informações relevantes para que o público entenda e reflita sobre a grandiosidade e importância da história do local.
Instalado em um edifício de 33.452,39 m², construído ao lado do Santuário, a partir de um projeto do arquiteto Gustavo Penna, o espaço contempla três pavimentos sala de exposições. reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.
No Brasil a experiência do Museu de Congonhas tem sido referência, sendo citado por gestores culturais, instituições parceiras e pelo governo,
Além da repercussão nacional, nesses 3 o Museu de Congonhas foi destaque internacional duas vezes sendo considerado como uma das boas práticas internacionais de preservação da memória no "International Award UCLG - Mexico City - Culture 21".
OBS: Fotos e imagens da Internet.
Além disso, como primeiro museu de sítio histórico a ser instalado no Brasil e com excelente resultado obtido,a gestão do Museu de Congonhas foi selecionada pelo Governo Americano para participar do International Visitor Leadership Program (IVLP). Localizado a 80 quilômetros de Belo Horizonte, o Museu de Congonhas compre a missão de potencializar a percepção e a interpretação das múltiplas dimensões do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
Fonte: www.foconanoticia.com.br Museu de Congonhas
Looks like an interesting place to visit. Lots to see :-D
ResponderExcluirVaya arquitectura singular para un museo joven, donde el aporte de instituciones nacionales y la Unesco, han sido decisivas para su erección.
ResponderExcluirUn abrazo. Carlos
Arquitectura vanguardista, muy bonito lugar
ResponderExcluirUn abrazo
Olá, meu amigo,
ResponderExcluirFiquei feliz em saber que continuam abrindo museus, nesse país que muito tem atacado a cultura. E a abertura deste é relativamente recente, o que é uma coisa animadora.
Abraço e boa semana
Belíssimo, estimado amigo!
ResponderExcluirGratíssima pela divulgação.
A arte do Aleijadinho ao mais alto nível...
Ótima semana. O meu abraço.
~~~~~
Fiquei sem saber se apreciou o meu trabalho
no novo 'post' sobre guerra...
~~
Oh the architecture on this museum is amazing, with wonderful displays.
ResponderExcluirLuiz I'm in my garden right now and I read your post. In my opinion this is a very important and wonderful place and I - we say in Poland: I daydream that I would like to visit Brazil one day! Luiz my good friend I greet you from Poland!
ResponderExcluirÉ simplesmente um museu fantástico, um lugar incrível, é um excelente ponto turístico pra conhecer abraços.
ResponderExcluirhttps://www.lucimarmoreira.com/
Muy moderno, agradable ambientación e iluminación... Ojalá lo conozca alguna vez.
ResponderExcluirAbrazo até lá, amigo.
Oi, Luiz. Sem dúvida, lindas fotos desse Museu de Congonhas. No Brasil há muitas belezas que devemos valorizar mais e mais.
ResponderExcluirUma semana com muita paz para você.
Que museu maravilhoso, achei ele lindo
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Lindo mueso, me gusto mucho. Te mando un beso.
ResponderExcluirO Senhor de Matosinhos até era tema de música, de folclore português.
ResponderExcluirLindas fotos e ótimas informações.
ResponderExcluirGreat photos 😊
ResponderExcluirMais um museu interessante para conhecer.
ResponderExcluirAbraço
Coisas de Feltro
Obrigado pelo comentário e visita.
ResponderExcluirMe encantaría conocerlo. Besos.
ResponderExcluirUn museo con un aire moderno tanto en el exterior como el interior.
ResponderExcluirSaludos.
Um Museu incrível, que adorei ficar conhecendo por aqui!
ResponderExcluirFantástica reportagem fotográfica do mesmo!
Um grande abraço!
Ana