segunda-feira, 10 de julho de 2023

Arcos da Lapa. Rio de Janeiro RJ.

Os Arcos da Lapa localizam-se na região da Lapa, bairro da Lapa, na zona central do Rio de Janeiro, no Brasil. Considerada como obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é hoje um dos cartões-postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio de Janeiro antigo preservado na região boêmia da Lapa. Em sua construção foi empregada a mão de obra de escravos indígenas e africanos.






Os primeiros estudos para trazer as águas do rio Carioca para a cidade remontam a 1602, por determinação do então governador da Capitânia do Rio de Janeiro, Martim Correa de Sá (1602-1608).






Em 1624, um contrato para a construção do primitivo conduto foi firmado com Domingos da Rocha, que não chegou a iniciar os trabalhos. Em 1660, apenas 600 braças de canos estavam assentadas, tendo as obras recebido impulso em 1706, sob o governo de dom Fernando Martins Mascarenha Lancastro (1705-1709).






Em 1718, sob o governo de Antônio de Brito Freire Menezes (1717-1719), iniciaram-se as obras da instalação dos canas das águas através da Rua dos Barbonos (atual Evaristo da Veiga). Sob o governo de Aires de Saldanha e Albuquerque Couttos Matos e Noronha (1719-1725), em 1734, o encanamento alcançava o Campo da Ajuda (atual Cinelândia), ainda nos arrabaldes da cidade à época.






Foi este governador quem, alterando o projeto original, defendeu a vantagem de se prolongar a obra até o Campo de Santo Antônio (atual Largo da Carioca), optando pelos chamados Arcos Velhos - um aqueduto ligando ao morro do Desterro (atual morro de Santa Teresa) ao Morro de Santo Antônio, inspirado no Aqueduto das Águas Livres, que então começava a se erguer em Lisboa. 






A obra estava concluída em 1723, levando as águas da Fonte Carioca, chafariz erguido também nesse ano, que as distribuía à população no referido Campo de Santo Antônio. O aqueduto, a partir de 1896, passou a ser utilizado como viaduto para os novos bondes de ferro da Companhia de Carris Urbanos, principal meio de acesso do centro aos altos do bairro de Santa Teresa, até os dias de hoje.

Fonte: www.wikipedia.org Arcos da Lapa

12 comentários:

  1. Amazing arches.
    Thank you for the photographs and information.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  2. Genial me gusto mucho el lugar. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Aqueduto das Águas Livres.
    Same same but different.
    A sabedoria que ficou dos romanos.

    ResponderExcluir
  4. Como acueductos romanos. Muy interesante.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  5. It still looks splendid. Was any rebuilding done after 1723?

    ResponderExcluir
  6. Hermosas alcantarillas, Luiz. Me gusta este tipo de arquitectura, es bueno que se conserve.

    ResponderExcluir
  7. Nos dices que se inspiraron en uno que por aquellas fechas realizaban en Lisboa, pero quizás sean reflejos de otros mas antiguos realizados en la Hispania romana. De aquellos recuerdo alguno en la actual España pero seguro que en Portugal también los hubo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Una obra arquitectónica preciosa.Saludos

    ResponderExcluir
  9. Fotos deslumbrantes que muito gostei de ver. Grato pela partilha.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  10. Muy interesantes tus reportajes. Besos.

    ResponderExcluir
  11. Una fotografías muy buenas, la verdad se ve en muy buen estado el acueducto. Saludos

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.