domingo, 30 de julho de 2023

Outeiro da Glória. Rio de Janeiro RJ.

A Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro ou Imperial Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, mais conhecida como Igreja da Glória, ergue-se no alto do Outeiro da Glória, no bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.














É considerada uma das joias da arquitetura colonial do Brasil e um dos mais característicos monumentos da cidade. Dada a sua localização elevada, é facilmente visível do Aterro do Flamengo e arredores. A Igreja da Glória tem origem numa pequena ermida do século XVII construída em um terreno doado à Irmandade da Glória em 1699 por Cláudio do Amaral Gurgel.














Não se sabe exatamente quando começou a construção da igreja, sabendo-se com a certeza que foi inaugurada em 1739. Considera-se provável que tenha sido começada nos anos de 1730, ainda que alguns acreditam que as obras começaram ainda em 1714. A tradição oral atribui o projeto ao tenente-coronel e engenheiro-militar português José Cardoso Ramalho, mas não há documentos que confirmem a autoria. 














A pedra utilizada na construção da igreja proveio da Pedreira da Glória, no Morro Nova Sintra, no bairro do Catete. A planta da igreja é composta por dois octógonos, o que lhe dá a forma de um "8". Os espaços curvos - especialmente  elípticos - são uma forma típica do barroco e estreiam na arquitetura do Rio nesta igreja. Na igreja, foi batizada, em 1819, a primeira filha de dom Pedro I e dona Leopoldina, a princesa Maria da Glória. futura rainha dona Maria II de Portugal. A partir daí, todos os membros da Família Imperial foram batizados na Igreja da Glória, incluindo dom Pedro II e a princesa Isabel.

Fonte: www.wikipedia.org Igreja de Nossa Senhora Da Glória do Outeiro

13 comentários:

  1. Very nice pictures. Luiz very interesting name is for this place.
    My friend, I wish you a good new week!

    ResponderExcluir
  2. Muy bonita la iglesia y los mosaicos también.Saludos

    ResponderExcluir
  3. Una construcción cuando menos interesante, al igual que su decoración.

    Saludos,
    J.

    ResponderExcluir
  4. Uma igreja linda. Grato pela partilha. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  5. não conhecia. que lindo. amei os azulejos. a vista. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Todos os pormenores são absolutamente deliciosos.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  7. Una iglesia preciosa. No parece grande pero es muy bonita.

    Un abrazo, Luiz, y feliz lunes

    ResponderExcluir
  8. The white exteriors look great, both residential and church buildings

    ResponderExcluir
  9. Un templo como nos dices de un estilo muy colonial y me recuerda a otras que vi en Portugal aunque estas últimas con formas rectas. Otra cosa que comparte con las portuguesas son los azulejos con decoración azul.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  10. Eis aí uma bela igreja colonial. Já vi muitas menções a ela, ao longo das décadas.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.