domingo, 2 de julho de 2023

Fortaleza da Conceição Parte II Final. Rio de Janeiro RJ.

A Fortaleza da Conceição no Plano de Defesa do porto e cidade do Rio de Janeiro, 1713 (Serviço Geográfico do Exército, Rio de Janeiro), ambos de autoria do Capitão de Engenheiros francês Jean Massé, que, após as invasões de corsários franceses em 1710 e em 1711, por determinação do rei D. João V (1705-1750), "em 1712 passou com o posto de brigadeiro ao Brasil para examinar e reparar as fortificações daquele Estado.

Maria Quitéria. 













A nova fortaleza ficou pronta em 1718. Orgulho da cidade, detinha a terceira maior artilharia do Rio de Janeiro, com "36 bocas de fogo e 1.000 balas de diferentes calibres" inferior apenas ás das fortalezas de Santa Cruz e de São João, á entrada da barra da baía de Guanabara. Essa artilharia seria, entretanto, a sua condenação...













Erguida em terrenos da Mitra, vizinha ao Palácio do Bispo (atual Palácio Episcopal), à época da inauguração, afirmando que as obras haviam invadido uma parte dessas propriedades, explorando-se indevidamente uma pedreira ali existente para a sua construção, o bispo dom Francisco de São Jerônimo protestou, alegando que as salvas da nova fortificação, sob qualquer pretexto, abalavam as paredes da casa episcopal, perturbando-lhe os exercícios espirituais.












Reclamava, assim, a título de indenização, uma lâmpada de praia para a Capela da Conceição no valor de cento e trinta mil-cruzados, importância considerável, á época. As obras foram complementadas no governo de Gomes Freire de Andrade, 1.º Conde de Bobadela (1733-1763). No governo do vice-rei dom Antônio da Cunha (1763-1767), foram levantadas a Casa das Armas, o Depósito de Equipamentos e Oficinas (SOUZA,1885:110).

Fonte: www.wikipedia.org Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição (Rio de Janeiro)

14 comentários:

  1. Me sigue pareciendo un lugar muy bonito.Saludos

    ResponderExcluir
  2. Hi Luiz :)
    Interesting information and accompanying photos.
    My friend, I salute you from Poland!

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos. Gostei de todas
    Domingo feliz

    ResponderExcluir
  4. Es muy interesante ver cómo utilizaban los materiales de la zona (las rocas y la madera) en sus construcciones.

    Saludos,
    J.

    ResponderExcluir
  5. Siempre es un gusto pasar á,abrazo.

    ResponderExcluir
  6. How ironic. The pride of the city created its own doom.

    ResponderExcluir
  7. As masmorras ainda me fazem tremer.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  8. Un lugar cargado de historia, me ha encantado que lo compartas.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  9. Sempre boas as suas reportagens fotográficas.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. they take good care of this equipment and place

    ResponderExcluir
  11. En algunas fotos parece que se paralizo el tiempo y por lo menos en el exterior de los edificios tienen el aspecto de otros tiempos.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.