quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Mario de Andrade Parte I. Niterói RJ.

    Poeta, contista, etnomusicólogo, historiador de arte, crítico, personagem fundamental no desenvolvimento da filosofia modernista e, no final de sua vida, diretor.













   Fundador do Departamento de Cultura de São Paulo, tendo sido convidado, também, a escrever um anteprojeto para a criação do órgão de preservação do patrimônio nacional.












   Profundamente interessado nas necessidades dos grupos humanos e na certeza de encontrar no próprio homem a solução, seguiu sua trajetória pautando-se, a princípio, nos elementos da sociedade provinciana paulista do seu tempo.













   Na contemplação detida dos aspectos que o rodeavam, criou propostas adquiridas na análise e no comentário, aludindo, por meio dos mais diversos enfoques, a temas culturais, sociais e filosóficos.

Lia do Rio 2025
Centro Cultural dos Correios Niterói RJ.

3 comentários:

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.