quarta-feira, 1 de junho de 2022

Prados MG. Parte I.

A origem de Prados remonta á  descoberta de ouro no vale do Rio das Mortes, mesma causa de ocupação de São João del-Rei e São José del-Rei, hoje Tiradentes. Tem se notícias de casamentos realizados na Capela de Prados já em 1716.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição.





o município sempre integrou a rota dos turistas que transitam pelo circuito turístico Trilha dos Inconfidentes. O fato de o lugar ter sido passagem de boiadas e tropas muito contribuiu para o desenvolvimento da localidade.






O centro histórico dessa cidade setecentista mantém igrejas e casarões bem conservados. Em 15 de abril de 1890, o Arraial foi elevado à vila e, dois anos depois, a vila foi elevada à cidade, quando foi desmembrada com área de Tiradentes.






Ali viveu a mulher considerada como a mais atuante e destaque no movimento da Inconfidência Mineira - a rica pradense Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, foi a mais rica proprietária rural na região do Rio das Mortes, mulher do inconfidente Francisco Antônio de Oliveira Lopes.






O Casarão que lhe serviu de residência após o degredo do marido é hoje um atelier de artesanato que fica em frente a Igreja Matriz. 







Segundo a tradição, o povoamento local se deu através de uma bandeira chefiada pela família Prado. Eles deram origem a um núcleo de mineração que, mais tarde, tornou-se Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Prados, um dos mais importantes do Termo da Vila de São José, a atual Tiradentes.

Fonte: www.wikipedia.org Prados

23 comentários:

  1. Belas fotos. Deixo o meu elogio
    .
    Cumprimentos cordiais … um dia feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. I am glad they built Church of Our Lady of Conception some way up a hill. That way, congregants will look up as they approach the front door.

    ResponderExcluir
  3. Parece até Portugal. A igreja poderia ser em qualquer vila ou aldeia, igual!
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. I see a very nice city. Luiz beautiful pictures! Luiz I send you greetings!!!

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos, a igreja é as ruas, são lindas!!!
    Meu amigo Luiz, tenha uma boa noite e continuação de boa semana.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Lindo lugar, muy bien conservado. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  7. Há aqui uma zona em Macau em tudo semelhante.
    A zona do Tap Seac e do Albergue.
    Bfds

    ResponderExcluir
  8. Un pueblo muy peculiar y pintoresco.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  9. ¡Qué hermosa ciudad de casitas románticas y calles angostas! estimado Luiz. Me ha encantado este tema. Un saludo en la distancia.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,

    Adentrar as antigas cidades mineiras é como caminhar pelos séculos passados, sentindo o pulsar dos muitos acontecimentos que as animaram, ao longo do tempo. Posso falar delas com propriedade, por ter nascido no estado. Belas fotos!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Un reconfortante paseo por un pueblo muy bonito y agradable.Saludos

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por este bocadinho de História!
    Tenha uma boa tarde!

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Luiz,
    Uma cidade lindíssima. Adorei a igreja e toda a cidade que mais uma vez me fez lembrar algumas vilas e cidades portuguesas.
    Fotos magníficas.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  14. que lindo, eu adoro as cidades mineiras. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  15. El concepto edilicio en Brasil es bello, distintivo y tan personal... No se ven fachadas así en la región. Imposible confundir su arquitectura... Abrazo hasta allá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  16. Foi maravilhoso conhecer essa cidade mineira com mais de 300 anos de história. Valeu a pena visitá-la.

    ResponderExcluir
  17. Lindo passeio pela história dessa região Luiz,
    com o casario da época bem conservado e harmonioso!
    Até li que Francisco Antônio de Oliveira Lopes (Barbacena, 1 de maio de 1750 — Porto Belo, 1794) foi um coronel, fazendeiro e minerador, implicado na Inconfidência Mineira.... o pai dele José Lopes de Oliveira é que tinha nascido em Portugal,
    Por seu envolvimento no movimento da Inconfidência, foi condenado ao degredo perpétuo em Moçambique, juntamente com Tomás Antônio Gonzaga e José Ayres Gomes, para o qual partiu em 25 de maio de 1792.
    Era perigoso conspirar contra as autoridades!
    A casa que era deles é graciosa:)

    ResponderExcluir
  18. Wow, it looks hilly. But I like seeing all the architecture. Have a wonderful end of the week. hugs-Erika

    ResponderExcluir
  19. Una localidad que conserva muy bien su casco histórico y por lo que me parece apreciar para pasear por ella hay que estar en forma.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  20. Se ve bien bonito, me encanta. Besos.

    ResponderExcluir
  21. Uma cidade lindíssima! Apreciando e reapreciando cada imagem da mesma!
    Como os comentários têm estado problemáticos pelo universo dos blogues... não tenho a noção se os meus comentários por aqui, estão entrando... Assim virei noutro dia apreciar seu Maio, Luiz, com mais tempo... e depois de conferir, se estou conseguindo comentar sem problema... pois o meu antivírus de vez em quando também me torna anónima no novo sistema de comentários. As novidades do Blogger, na parte dos comentários, só vieram colecionar muita reclamação e pouco benefício visível, creio...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.