quinta-feira, 13 de abril de 2023

Bairro da Passagem. Cabo Frio RJ.

De um lado o Canal Itajuru que deságua nas águas de tons verdes e azuis do Oceano Atlântico e do outro lado, construções históricas e ruas arborizadas fazem do Bairro da Passagem um lugar muito gostoso, surpreendente e que não pode ficar de fora do seu roteiro em Cabo Frio.






Com suas casinhas coloridas, becos e ruas de pedras, o Bairro da Passagem tem uma estética que lembra um pouco Paraty. O bairro colonial é um dos lugares mais belos da Região dos Lagos.

Igreja de São Benedito.






Normalmente, o Bairro da Passagem não faz parte do roteiro dos turistas que visitam Cabo Frio. É um lugar para quem quer fugir do agito e desligar-se do mundo. Neste post, vamos contar um pouco sobre a história desse icônico bairro de Cabo Frio, como chegar e dar diversas dicas sobre o que fazer no Bairro da Passagem.






Como em diversos lugares do Brasil e do mundo, tudo começou com a construção de uma igreja. Em Cabo Frio não foi diferente. A histórica Igreja de São Benedito foi construída por escravos no século XVIII. E após a construção da Igreja, uma vila se desenvolveu às margens do Canal de Itajuru.






O Bairro da Passagem foi batizado com esse nome, pois era ponto de travessia nos tempos do Brasil Colonial. O Bairro é o primeiro lugar de povoação portuguesa na cidade e o mais antigo de Cabo Frio e talvez da Região dos Lagos. É um dos vilarejos mais antigos do Brasil. E sua riqueza arquitetônica e histórica transformaram o lugar num ponto turístico, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Fonte: www.deixaeuviajar.com.br

9 comentários:

  1. Really beautiful pictures!
    Luiz, I salute you and I wish you a good Friday!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Luiz,

    Gostei do post, pois conheço o Rio de Janeiro, mas não Cabo Frio. Indo a Cabo Frio, haverei de passar pelo Bairro da Passagem, rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Conheço, amigo Luiz. Cuánta saudade... un lugar mágico... tan recomendable.

    Abrazo até vocé.

    ResponderExcluir
  4. Nota-se perfeitamente a influência portuguesa na arquitectura.
    Bfds

    ResponderExcluir
  5. A nice place to visit. Wonderful photos, Luiz, have a great weekend.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ver,,,
    O Brasil é muito arborizado... Adoro árvores...
    Tudo bom, amigo Luís.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  7. Como nos dices es algo que merece ser visitado para conocer los inicios de población de la zona.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.