sábado, 22 de abril de 2023

Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea Parte IV Final. Rio de Janeiro RJ.

 Dois dias depois foi detido e fichado pela polícia comi negro, sem documentos e indigente, e conduzido ao hospício Pedro II (o hospício da Praia Vermelha), primeira instituição oficial desse tipo no país inaugurada em 1852, onde anos antes havia sido internado o escritor Lima Barreto (1881-1922).



















Um mês após a sua internação, foi transferido para a Colônia Juliano Moreira, localizada no subúrbio de Jacarepaguá, sob o diagnóstico de "esquizofrênico-paranóico". Aqui recebeu o número de paciente 01662, e permaneceu por mais de 50 anos.



















Em determinado momento, Bispo do Rosário passou a produzir objetos com diversos tipos de materiais oriundos do lixo e da sucata, que após a sua descoberta, seriam classificados como arte vanguardista e comparados à obra de Marcel Duchamp. A sua obra mais conhecida é o Manto da Apresentação,  que deveria vestir no dia do Juízo Final. Com eles, Bispo pretendia marcar a passagem de Deus na Terra. Arthur Bispo do Rosário morreu em 5 de julho de 1989 na cidade do Rio de Janeiro. 

Fonte: www.guiadasartes.com.br

13 comentários:

  1. Che belle le tue fotografie di queste opere. Tutte molto particolari, soprattutto il cavallo sotto sopra

    ResponderExcluir
  2. Excelente museu . Arte pura brasileira . Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Hi Luiz :)
    I the picture of this bird (is it a pigeon?) would hang with pleasure in my house.
    My good friend I greet you from finally very warm Poland!
    P.S.
    Today is a meteor shower. I'm about to go to the balcony to look out for shooting stars!

    ResponderExcluir
  4. Un artista evidentemente muy personal... y variopinto además, amigo Luiz.

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Se eu não estiver enganado, Bispo do Rosário já foi enredo de alguma escola de samba no Rio de Janeiro. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Luiz,

    O mundo já viu inúmeros artistas que sofriam de alguma doença mental. O Bispo do Rosário foi um deles. Mas que bom que esses artistas produziram as obras que legaram ao mundo, né?

    Abraço, boa noite e bom domingo

    ResponderExcluir
  7. What a tragic life.. but creative as well.

    ResponderExcluir
  8. sungguh luar biasa
    keren banget
    saya sangat takjub

    ResponderExcluir
  9. Como nos comentas fue considerado un enfermo mental pero lo que nos muestras no parece un enfermo mental y si de una persona muy creativa.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.