domingo, 16 de abril de 2023

Museu de Arte Religiosa e Tradicional. Cabo Frio RJ.

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) está vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) uma autarquia federal criada pela Lei 11.906 de 20 de janeiro de 2009. O Museu abriu as suas portas ao público em 15 de dezembro de 1982, com a exposição de fotografias ("Cabo Frio - Mar, Terra e Povo"), do pesquisador de história e fotografo Márcio Werneck da Cunha.











O Mart esta sitiado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, edificação franciscana construída ainda durante o período colonial (século XVII), que compõe a paisagem cultural da cidade de Cabo Frio (RJ).











Sua preservação é garantida em lei, não apenas em nível municipal pela Prefeitura de Cabo Frio, mas também nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).











A Sede do Mart é referência para a história de Cabo Frio e região, acompanhando as memórias dos que viveram ou escutaram as narrativas de seus pais e avós sobre o antigo convento.










Esse simbolismo é reforçado pelo funcionamento de um museu no local, que ali realiza atividades de preservação e pesquisa do acervo exposições temporárias, ações educativas e culturais.










Em 1º de abril de 1617, Estevão Gomes, Capitão-mor, com o poder de conceder sesmarias, atendeu à petição dos povoadores de Nossa Senhora da Anunciação do Cabo Frio e autorizou a construção de um convento franciscano aos pés do Morro de Itajuru (atualmente conhecido como Morro da Guia).

Fonte: www.museudeartereligiosaetradicional.museus.gov.br

18 comentários:

  1. Interesante museo Luiz. Gracias por compartirlo.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. happy week ahead to you Luiz; we are on free WI FI today and wanted to say HI. a wonderful post today. happy Sunday to you, our friend !! ♥

    ResponderExcluir
  3. Great photos 😊 Have a nice day 😊

    ResponderExcluir
  4. Good morning my good friend!!!
    Luiz, in my opinion this is a majestic place....
    P.S.
    I, finally, had a wonderful, warm, sunny Sunday! I hope that you Luiz had a good Sunday too?

    ResponderExcluir
  5. Un singular museo con un gran contenido.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  6. Boa boite, Luiz,

    Achei interessante este museu. E não fazia ideia de que Cabo Frio possui um museu assim.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das fotografias do Museu de Arte Religiosa e Tradicional que aqui partilha. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. It's nice of you Luiz to introduce us to new museums. I see a lot of exhibits in this museum, I especially like the paintings and wooden sculptures.

    ResponderExcluir
  9. Uma maravilhosa exposição, belas fotos, desejo uma ótima semana pra você.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
  10. Hola!sin duda un museo muy interesante. Saludos

    ResponderExcluir
  11. Região de muitas belezas naturais Luiz
    e muito rica em história
    de relembrar que Américo Vespúcio era enviado pelo rei de Portugal como observador para os eventuais financiadores de Florença
    A frota que percorria o litoral brasileiro era comandada por pelo comandante português Gonçalo Coelho (1503-1504)
    Américo afastou-se num dos navios ...

    ResponderExcluir
  12. encontramos que num dos seus diários, Américo Vespúcio escreveu o acontecimento!

    É o próprio Vespúcio quem descreve o episódio:

    "(...) Esperamos dois meses e quatro dias [na baía de Todos os Santos os demais navios da expedição], e vendo que nada resolvíamos, decidimos a minha conserva e eu correr a costa e navegamos mais para diante 260 léguas, até chegarmos a um porto onde consertamos [(acordamos)] construir uma fortaleza, o que fizemos. Nela deixamos 24 cristãos que vinham na minha conserva, que os recolhera da nau capitânia naufragada [a 10 de Agosto de 1503 na ilha de Fernando de Noronha ]. Permanecemos nesse porto cinco meses construndo a fortaleza e carregando os nossos navios com pau-brasil. Feito tudo isso, convimos em voltar para Portugal, que nos ficava entre o Norte e o Nordeste e assim deixamos os 24 homens em terra, com mantimentos para seis meses, 12 bombardas e muitas outras armas (...). Feito tudo, despedimo-nos dos cristãos e da gente da terra, e começamos a nossa navegação (...) com tenção de ir em direitura à cidade de Lisboa. Ao fim de 77 dias, depois de tantos trabalhos e perigos, entramos nessa barra aos 18 de Junho de 1504."

    ResponderExcluir
  13. Otro museo imperdible, amigo Luiz.

    Abrazo até vocé. (Perdona la demora en venir a leerte y aprender)

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.