segunda-feira, 17 de abril de 2023

Sebollas Distrito de Paraíba do Sul RJ.

Sebollas surgiu com a abertura do Caminho do Proença em meados de 1720. Após essa empreitada e a partir da Sesmaria recebida pelo responsável pela abertura do Caminho, Bernardo Soares de Proença, foram surgindo importantes fazendas ao longo do trajeto. 











Aqui não foi diferente. A Fazenda das Cebolas de Ana Mariana Barboza de Mattos e Francisco Gonçalves Teixeira se tornou uma das mais importantes, até por que, nos sobrados da fazenda hospedavam-se tropeiros e fazia-se parada para descanso.


Igreja Santana de Inconfidência. 










Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, era um que sempre pernoitava por aqui, desde a época de comerciantes, tropeiro até quando virou guarda da coroa. 








Ossos de Tiradentes. 




Estreitando-se seus laços de amizade com Ana Mariana, Tiradentes contrário ao quinto do ouro, pregava os primeiros ideais da Inconfidência Mineira em reuniões sigilosas na fazenda. 






Tiradentes. 






Muitas das vezes, o próprio delator José Silvério também participava desses  encontros, onde fazendeiros, religiosos e influentes da região ouviam e se identificavam com o futuro movimento. 











Delatado, esquartejado, Tiradentes teve uma de suas partes expostas em frente a capela de Ana Mariana, pois na sentença, a coroa determinara que as partes do infeliz Joaquim, traidor, deveria ser exposta nos locais onde ele praticava as reuniões de conspiração. 


Fonte: Instituto Estrada Real 


14 comentários:

  1. não conhecia, nem de ouvir falar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Luiz,

    Esta é uma pequena localidade, mas de grande importância histórica, não é verdade?.

    Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  3. I have seen the smallish white churches with round blue windows in your blog before. Where did that distinctive style come from?

    ResponderExcluir
  4. Cuánta apasionante historia tiene Brasil por todas partes...

    Abrazo até vocé, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  5. Bello paraje e historia, precioso reportaje. Feliz martes Luia. Abrazo

    ResponderExcluir
  6. Un espacio turístico de gran atención. Deslumbra su limpieza, y el embellecimiento de sus construcciones, contrastando el blanco. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Una bonita entrada, me gustó mucho el lugar rodeado de naturaleza.Saludos

    ResponderExcluir
  8. Preciosas fotos. Esas iglesias me gustan mucho. Besos.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Luiz,

    Uma coisa curiosa no mundo em que vivemos, é o fato de os herois, da vida real, geralmente serem difamados, perseguidos e mesmo mortos, enquanto vivos.
    Todo e qualquer reconhecimento de heroísmo, de gente real, via de regra, ocorre depois que eles estão mortos.

    Abraço

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.