segunda-feira, 10 de abril de 2023

Fortaleza de São João. Rio de Janeiro RJ.

A Fortaleza de São João da Barra do Rio de Janeiro, também referida como Fortaleza de São João ou Forte São João, localiza-se no lado ocidental da Baía de Guanabara, no atual bairro da Urca, zona sul, na cidade e estado brasileiro do Rio de Janeiro 











A várzea entre o sopé do Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar foi ocupada pelas forças - cerca de trezentos homens desembarcados de cincos navios - do primeiro governador da capitania do Rio de Janeiro, Estácio de Sá (1565-1567), que aí fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (1 de março de 1565), no contexto da luta para a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara.











O padre jesuíta José de Anchieta (1534-1597) assim descreveu as primeiras providências, em carta desse mesmo ano aos seus superiores do reino: "(...) Logo ao seguinte dia, que foi o último de Fevereiro, ou primeiro de Março, começaram roçar a terra com grande fervor e a corta madeira para a cerca, sem querer saber dos Tamoios nem dos Franceses, mas como quem entrava em sua terra (...)."  











E complementa sobre o progresso dessa defesa: " Já a minha partida tinham feitos muitas roças em derredor de [sic] cerca (...); tinham já feito um baluarte mui forte de taipa de pilão com muita artilharia dentro, com quatro ou cinco guaritas de madeira de taipa de mão, todas cobertas de telha que trouxe de São Vicente".











Acredita-se que este primitivo reduto, sob a invocação de São Martinho, defendia o lado da terra. Resistiu ao primeiro ataque naval e terrestre, contra os indígenas, a 1 de junho de 1565. Posteriormente, com a vitória portuguesa definitiva sobre os franceses, a cidade foi transferida para o Morro do Castelo em 1567, sem que a defesa da barra tenha sido descuidada.











O forte ou reduto de São Martinho foi reforçado no governo de Salvador Correia de Sá (1568-1572) com a adição da bateria ou reduto de São Teodósio (1572), sobre a ponta do mesmo nome. No segundo governo de Salvador Correia de Sá (1577-1599) foi levantado o reduto de São José (1578), batendo a barra da Baía de Guanabara.

Fonte: www.wikipedia.org Fortaleza de São João

16 comentários:

  1. Muy bellas estas imagenes, gracias por compartir hermosura. Feliz semana Luiz. Un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Imagens distintas que muito gostei de ver. Grato pela partilha
    .
    Deixando saudações cordiais
    .
    Poema: “” Desígnios da vivência ””…
    .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao município, Luiz, que mantém esse local histórico muito bonito e bem conservado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I agree that the buildings look modernised and well preserved. Does it have any military role today?

      Excluir
  4. Luiz, como em Portugal, encontramos por todo o lado castelos e fortes, assim dá a entender que existe a mesma coisa no Brasil,
    boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Que lugar maravilhoso! Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Maravilloso lugar lleno de luz.Saludos

    ResponderExcluir
  7. Very interesting place! Luiz my good friend I hope you had a good and joyful Easter?
    Luiz I salute you!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Luiz,

    Interessante saber que foi entre o sopé do morro Cara de Cão e o morro do Pão de Açucar, que foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, local este ocupado naquele momento por forças 'militares'.
    E também interessante é a confirmação de que o domínio da terra sempre se dá num contexto de disputas e mesmo de guerra.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Estuve allí hace tanto tiempo... lugar con tanta historia... y ahora se ve más bello...

    Abrazo até vocé.

    ResponderExcluir
  10. Unas imágenes muy bonitas. Besos.

    ResponderExcluir
  11. Un lugar que merece ser respetado y que no desaparezca no solo por la belleza también por su historia.

    Saludos

    ResponderExcluir
  12. Una bellissima fusione di paesaggio, arte, presente, passato !

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.