A Fortaleza de São João da Barra do Rio de Janeiro, também referida como Fortaleza de São João ou Forte São João, localiza-se no lado ocidental da Baía de Guanabara, no atual bairro da Urca, zona sul, na cidade e estado brasileiro do Rio de Janeiro
A várzea entre o sopé do Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar foi ocupada pelas forças - cerca de trezentos homens desembarcados de cincos navios - do primeiro governador da capitania do Rio de Janeiro, Estácio de Sá (1565-1567), que aí fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (1 de março de 1565), no contexto da luta para a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara.
O padre jesuíta José de Anchieta (1534-1597) assim descreveu as primeiras providências, em carta desse mesmo ano aos seus superiores do reino: "(...) Logo ao seguinte dia, que foi o último de Fevereiro, ou primeiro de Março, começaram roçar a terra com grande fervor e a corta madeira para a cerca, sem querer saber dos Tamoios nem dos Franceses, mas como quem entrava em sua terra (...)."
Acredita-se que este primitivo reduto, sob a invocação de São Martinho, defendia o lado da terra. Resistiu ao primeiro ataque naval e terrestre, contra os indígenas, a 1 de junho de 1565. Posteriormente, com a vitória portuguesa definitiva sobre os franceses, a cidade foi transferida para o Morro do Castelo em 1567, sem que a defesa da barra tenha sido descuidada.
O forte ou reduto de São Martinho foi reforçado no governo de Salvador Correia de Sá (1568-1572) com a adição da bateria ou reduto de São Teodósio (1572), sobre a ponta do mesmo nome. No segundo governo de Salvador Correia de Sá (1577-1599) foi levantado o reduto de São José (1578), batendo a barra da Baía de Guanabara.
Fonte: www.wikipedia.org Fortaleza de São João
Muy bellas estas imagenes, gracias por compartir hermosura. Feliz semana Luiz. Un abrazo
ResponderExcluirImagens distintas que muito gostei de ver. Grato pela partilha
ResponderExcluir.
Deixando saudações cordiais
.
Poema: “” Desígnios da vivência ””…
.
Parabéns ao município, Luiz, que mantém esse local histórico muito bonito e bem conservado!
ResponderExcluirI agree that the buildings look modernised and well preserved. Does it have any military role today?
ExcluirLuiz, como em Portugal, encontramos por todo o lado castelos e fortes, assim dá a entender que existe a mesma coisa no Brasil,
ResponderExcluirboa semana!
Que lugar maravilhoso! Adorei!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Maravilloso lugar lleno de luz.Saludos
ResponderExcluirVery interesting place! Luiz my good friend I hope you had a good and joyful Easter?
ResponderExcluirLuiz I salute you!
Boa noite, Luiz,
ResponderExcluirInteressante saber que foi entre o sopé do morro Cara de Cão e o morro do Pão de Açucar, que foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, local este ocupado naquele momento por forças 'militares'.
E também interessante é a confirmação de que o domínio da terra sempre se dá num contexto de disputas e mesmo de guerra.
Abraço
Bella fortaleza. Te mando un beso.
ResponderExcluirEstuve allí hace tanto tiempo... lugar con tanta historia... y ahora se ve más bello...
ResponderExcluirAbrazo até vocé.
Com essa vista é um must.
ResponderExcluirUnas imágenes muy bonitas. Besos.
ResponderExcluirUn lugar que merece ser respetado y que no desaparezca no solo por la belleza también por su historia.
ResponderExcluirSaludos
A beautiful place and photos.
ResponderExcluirUna bellissima fusione di paesaggio, arte, presente, passato !
ResponderExcluir