quinta-feira, 27 de abril de 2023

Bendito Fruto Cerâmico 2023. Niterói RJ.

O Museu Janete Costa de Arte Popular realiza a exposição "Bendito Fruto Cerâmico 2023", no período de 12 de abril a 12 de junho. O acervo reúne 20 obras concebidas com tema livre, assinadas por 20 artistas, sob as mais variadas técnicas de Arte Cerâmica de Niterói.











Todas exclusivamente em cerâmica, com ênfase nas linguagens contemporâneas. A exposição registra, também, uma justa homenagem à Keiko Mayama, artista plástica e ceramista considerada uma das pioneiras na introdução da Arte Cerâmica, na cidade.











O projeto surgiu pela iniciativa de uma ceramista local, Conchita Bijoux, que realizou uma pesquisa para identificar outros seguidores da cerâmica artística. Com apoio da editora da Revista Mão na Massa, Silvana Baierl, a identificação aconteceu rapidamente, tendo como base a busca por alunos e ex-alunos que conviveram no Atelier Keiko Mayama.











A partir daí, vários nomes surgiram, totalizando mais de 30 ceramistas locais. O resultado da pesquisa se transformou em reportagem na publicação, em 2021, vencendo inclusive os limites da pandemia. A revista é única especializada em Arte Cerâmica, na América Latina, e resultou na argumentação de uma exposição.











A proposta apresentada para o Museu Janete Costa foi aceita de imediato, com total apoio aos objetivos do evento. O grupo convidou a jornalista e curadora, Silvana Baierl, para conduzir o projeto, com expografia de Jorge Mendes, também curador do museu. A exposição é um fiel registro da capacidade dos ceramistas locais, da diversidade de técnicas de modelagem e queimas, e de todo o esplendor da Arte Cerâmica desenvolvida em Niterói-RJ.

Fonte: www.cidadedeniteroi.com

10 comentários:

  1. Sempre brilhante nas suas publicações.
    Boa tarde - Feliz quinta feira.

    Não é pornográfico: - ilusões e poesia intima
    */*

    ResponderExcluir
  2. Luiz very interesting exhibits. I’m glad that I can learn about Brazil through your blog.
    My friend I salute you!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz,

    A exposição é interessante. Deve ser curioso observar as variadas técnicas e temas dos diversos ceramistas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Bellezas del arte popular, de las manos del pueblo y su creatividad... Muito obrigado, amigo Luiz, por divulgar...

    ResponderExcluir
  5. creativity beyond imigination👍👍

    ResponderExcluir
  6. Hi, Luiz! In this museum I can see lovely masterpieces.

    ResponderExcluir
  7. Unas bonitas y originales piezas cerámicas las que componen esta exposición.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.