segunda-feira, 3 de abril de 2023

Museu de Astronomia e Ciências Afins Parte III. Rio de Janeiro RJ.

A Reserva também é composta por alguns objetos produzidos no Brasil, no final do século XIX. Nos últimos anos, foram incorporados à coleção, instrumentos procedentes do Instituto de Engenharia Nuclear, do Centro de Tecnologia Mineral e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.











Inaugurada em julho de 2009, a exposição As Estações do Ano: Terra em Movimento oferece elementos para que os visitantes possam desvendar algumas curiosidades sobre os ciclos dos dias e das noites, as fases da Lua e as estações do ano em diferentes regiões do Brasil, da Terra e em outros planetas do Sistema Solar, interagindo com aparatos 3D, multimídias, vídeos, painéis e uma cenografia do céu.











O principal objetivo da mostra é popularizar o conhecimento sobre fenômenos básicos relativos ao Sistema Terra-Lua-Sol. "O conhecimento da astronomia básica, após quatro séculos das primeiras observações dos corpos celestes por Galileu Galilei, poderia estar em um patamar, melhor, já que a Astronomia, diferentemente de outras áreas do conhecimento, conta com uma percepção positiva do público.











Daí, a divulgação da astronomia básica continuar a ter lugar de destaque", explica o responsável pela exposição Douglas Falcão, da coordenação de educação em Ciências do MAST. A partir de documentos históricos e instrumento, que integram os científicos de medição do tempo e do espaço o Acervo Museológico do MAST, a exposição permanente 'Olhar o Céu, Medir a Terra" explora a relação entre ciência e a configuração territorial do Brasil.











Durante as grandes navegações, as medições das coordenadas de latitude e longitude eram feitas com o auxílio de uma série de instrumentos que permitiam medir as alturas dos astros: astrolábios, quadrantes, balestilhas e a bússola. Além destes, quando se queria confeccionar uma carta de marear ou carta náutica, era necessário o uso de compassos e réguas para transferir os dados coletados para o papel.

Fonte: www.wikipedia.org Museu de Astronomia e Ciências Afins

15 comentários:

  1. Hi Luiz!
    My good friend I know that I’m repeating myself, but this Museum is great!!!
    As for me the perfect place to see and visit!!!
    Luiz on the occasion of Easter I send best wishes to you and your loved ones! I, first of all, wish health, because it’s the most important, happiness, joy, the Blessing of the Risen Lord Jesus and the fulfillment of dreams!!!

    ResponderExcluir
  2. Belas fotos. O meu elogio. Grato pela partilha
    Saudações cordiais

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz,

    Muito bom! Eu sempre me interessei pelo tempo, que acho uma coisa importantissima. Faria, então uma visita a esse museu.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Genial museo me ha gustado mucho. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. O que ontem referia é navegação aérea.
    Primeira travessaria aérea Lisboa-Rio de Janeiro.
    Com dedicatória de um dos aviadores.

    ResponderExcluir
  6. I know nothing about astronomy but I am becoming more and more involved with a early modern German family of scientists. I would love to see your museum.

    ResponderExcluir
  7. just asking... was the name Brazil given by the Portuguese colonists?

    ResponderExcluir
  8. Bonito paseo por este museo que veo nos muestra no solo el conocimiento de las estrellas de estos dos últimos siglos, también desde la llegada de los primeros colonos portugueses generando cartografías de lo que hoy es Brasil.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Un museo del que se puede aprender mucho sobre Astronomía.Saludos

    ResponderExcluir
  10. Preciosa exposición, realmente se ve interesante
    gracias por compartir
    Un abrazo ♥

    ResponderExcluir
  11. Me interesa también -y mucho- la cartografía. Otra razón para visitar este importante museo, amigo Luiz.

    Abrazo até vocé.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.