terça-feira, 4 de abril de 2023

Museu de Astronomia e Ciências Afins Parte IV. Rio de Janeiro RJ.

Para celebrar os 100 anos do fenômeno que confirmou a verdade da nova teoria do Universo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em parceria com o Observatório Nacional (ON), inaugurou a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS.











A mostra conta a história da expedição científica que comprovou da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, trazendo detalhes sobre como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar nas cidades de Sobral (Ceará) e na Ilha do Príncipe (África).











A mostra exibe imagens e instrumentos utilizados para a realização das experiência. Para, isso, um andar inteiro do MAST abriga os ambientes da exposição. O visitante pode fazer uma imersão na história do eclipse por meio de um conteúdo interativo, se deparando com a projeção de imagens e animações.











O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS mistura história e tecnologia, com instalações detalhadamente pensadas para que o público viva experiências sensoriais surpreendentes, incluindo a simulação do momento em que a Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral. É uma oportunidade de viver a história.











As experiências propostas na exposição permitem ao público conhecer detalhes da proeza científica que foi fundamental para comprovar a deflexão da luz pela gravidade, transformando Einstein em celebridade mundial e abrindo novos horizontes para o conhecimento científico.

Fonte: www.wikipedia.org Museu de Astronomia e Ciências Afins

10 comentários:

  1. Un museo en toda regla ya que por o que veo también ofrecen publicaciones dedicadas al tema.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Hi Luiz. I thank you for the interesting information and photos. I on my blog just touched on the topic of astronomy today :)
    My friend I salute you!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz,

    Que interessante! Eu desconhecia esse eclipse sobralense e a participação brasileira na confirmação da Teoria da Relatividade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Genial exposición . Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Luiz
    Que bom 'entrar' no Brasil com tantas instituições que mostram os avanços da Humanidade.
    Obrigada pelas partilhas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. que máximo! adoraria conhecer. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  7. Cuanto necesitamos de estas exposiciones científicas astronómicas, pra que la gente se quite de encima prejuicios y mitos. A propósito de el Telescopio Espacial James Webb, que ha descubierto billones de galaxias, parece que la teoría del big bang sobre el origen del universo se viene abajo. Un abrazo. carlos

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.