sexta-feira, 28 de abril de 2023

Transvendo o Mundo. Niterói RJ.

A exposição cujo título foi inspirado na poesia de Manuel de Barros: "O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transver o mundo", apresenta três artistas que utlizaram muita imaginação para vencer barreiras e preconceitos.










Utilizando técnicas e materiais diferentes, esses artistas caminham paralelamente e estão interligados pelos olhares e histórias de vidas que se unem na luta pela visibilidade e reconhecimento artístico.










Marcelo da Conceição nascido em Niterói, no bairro Caramujo em 1966, trabalhou como carregador nas feiras, foi pedreiro, vendedor ambulante e "garimpeiro urbano", como ele mesmo define um de seus ofícios.










Suas esculturas e objetos confeccionados com materiais descartados, são extremamente complexas na busca do equilíbrio e, a um só tempo, revela precariedades a fragilidade tão vivenciadas em seu cotidiano pelas ruas da cidade.










Josemias Moreira Filho é niteroiense nascido e criado no Morro do Palácio, ainda criança perdeu a visão do olho esquerdo ao se acidentar com uma vara de cafifa "pipa", se inscreveu em um projeto educativo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e descobriu o universo da fotografia.










Driblou barreiras e preconceitos tornando-se artista visual. Suas fotos revelam a beleza de pessoas e de territórios, tantas vezes discriminados, e fazem uma ponte entre a comunidade e o mundo. Rafael Matos, sem local e data de nascimento conhecido, tem seu atelier localizado no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Niterói, onde é paciente.

Fonte: Museu Janete Costa 
curador: Jorge Mendes

9 comentários:

  1. Super interessante . Gostaria de ver no local.Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  2. Luiz very interesting are the things you presented. I was in Cracow today and I will write about my trip next week.
    My good friend I salute you!!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz,

    Eis aí três artistas cujas estórias são inspiradoras, devido à perseguição dos sonhos, à superação de obstáculos e à fé em si mesmo, não é verdade?

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. I can see that using different techniques and materials, these artists are interconnected by life stories that unite in the struggle for artistic recognition. But don't we all struggle for recognition? Don't we all hope our blogs, books and exhibitions do REALLY well?

    ResponderExcluir
  5. Unos trabajos de artesanía que requieren grandes dosis de paciencia y buen hacer.
    Muchos besos y abrazos.

    ResponderExcluir
  6. Uma exposição que, pela beleza das fotos, imagino ser sublime.

    Bom dia- Feliz dia de Sábado.

    ilusões e poesia intima – O lado negativo da sedução
    */*

    ResponderExcluir
  7. Parece mentira que con materiales tan sencillos se puedan hacer unas obras de arte tan bellas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Me ha rsultado un tipo de escultura conceptual muy atrayente, la verdad. Gracias por compartir.

    Un abrazo, Luiz, y feliz domingo

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.