sábado, 1 de abril de 2023

Museu de Astronomia e Ciências Afins Parte I. Rio de Janeiro RJ.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins é uma instituição pública do Governo do Brasil que se dedica ao estudo e divulgação da história da ciência e da tecnologia no país, museologia e a educação em ciências.











Se localiza no número 586 da rua General Bruce, no Bairro Imperial de São Cristóvão, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. O seu arquivo em história da ciência e um dos mais importante do país, sendo uma das principais instituições que cuidam da memória científica brasileira.











Criado no Rio de Janeiro, em 8 de março de 1985, o MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC e tem a missão de ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos e divulgação da atividade científica brasileira.











Uma visita ao museu é um verdadeiro mergulho na história do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. O MAST está situado no Morro de São Januário, Bairro Imperial de São Cristóvão, em um campus de aproximadamente 44 mil m², que abriga um patrimônio arquitetônico formado por 16 edificações da década de 1920.











Além do prédio sede do Museu, o conjunto é composto pelos pavilhões de observação astronômica, com suas cúpulas de cobertura pré-fabricadas em ferro adquiridas da Alemanha, Inglaterra e França, juntamente com seus instrumentos científicos, que testemunham as inovações daquele tempo.

Fonte: www.wikipedia.org Museu de Astronomia e Ciências Afins

13 comentários:

  1. Hi Luiz :)
    Great site!!! I’m interested in astronomy :) I regret very much that there is no astronomical observatory in my city too :(
    P.S.
    Luiz I have a question for you: you tell me, is April 1 in Brazil a day when people make all sorts of unkind jokes?
    My friend I salute you and I wish you a good Palm Sunday!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Luiz,

    Post interessante, eu desconhecia a existência desse museu e acho que outros - da mesma natureza - deveriam existir nesse país tão carente de conhecimento científico e tecnológico.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Deve essere bellissimo il museo di astronomia, mi piacerebbe molto visitarne uno.

    ResponderExcluir
  4. Hi, interesting blog of astronomy. Have a nice sunday. Greetings Caroline

    ResponderExcluir
  5. Because of my ignorance in the history of science, I would have been proud to have taken the children when they were at school, or in this generation, the grandchildren. Not only does it have to be one of the main institutions that are open to families; it has to offer research results at an understandable level (for averagely bright residents).

    ResponderExcluir
  6. Un interesante museo en el que como nos dices permite a sus visitantes conocer los avances en los estudios astronómicos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  7. Me quedo con los exteriores del museo y con el edificio.Saludos

    ResponderExcluir
  8. A wonderful museum and fantastic photos. Have a great new week, Luiz.

    ResponderExcluir
  9. Gostei de continuar a visitar a exposição do museu através das suas fotografias. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Otro lugar para visitar. Fascinante. Como siempre Brasil muy completo en su propuesta para todos los gustos, amigo Luiz.

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.